Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-11-2010

Dia D contra a Dengue
Informações que pretendem mobilizar e conscientizar a população fazem parte do dia D contra a dengue em Itapemirim.
Dia D contra a Dengue
Foto: www.maratimba.com

Quem passar pelo Município neste sábado vai encontrar uma barreira de mobilização em frente à Unidade de Saúde de Itaoca, e uma tenda na Praça Central da Sede entre às 7h e 13h.

Durante a barreira em Itaoca, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, estará entregando panfletos, adesivos e conversando com a população sobre o perigo da dengue. A tenda na Praça terá exposição dos materiais usados pelos agentes de endemias, apresentação de vídeos, e análise das larvas junto com a equipe de profissionais.

Além dos pontos de estratégias, os agentes de endemias também estarão nas ruas das localidades em que a situação é mais crítica, visitando as casas e informando a população.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que com o período de chuvas, o risco de proliferação do mosquito aumenta. As casas fechadas são uma das dificuldades encontradas pelos agentes durante a visitação. Os agentes pedem que o morador além de abrir a sua casa, avise se tiver a chave da casa de veraneio sob sua responsabilidade, para que a fiscalização seja feita. O telefone da Vigilância Sanitária é (28) 3529-6472. A Secretaria informou ainda que o assunto "dengue" já vem sendo tratado durante toda a semana nas Unidades de Saúde, e nas Escolas Municipais.

"Queremos nosso Município cada vez melhor, e para isso precisamos que cada um faça a sua parte. Dengue é um risco para todos." Afirma a Prefeita Municipal.


Saiba mais sobre a dengue:


A Dengue é uma doença que pode se apresentar de forma benigna ou grave, transmitida somente pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti. O doente pode apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, náuseas ou até mesmo não apresentar qualquer sintoma. O aparecimento de manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e vômitos persistentes podem indicar a evolução para dengue hemorrágica. É importante procurar orientação médica ao surgirem os primeiros sintomas, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d"água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros. (Fonte: Ministério da Saúde)

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir