Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 12-02-2006

Água contaminada em Itapemirim
A fiscalização do projeto VIGIAGUA, constatou a existências de água contaminada em diversas localidades de Itapemirim
Água contaminada em Itapemirim
Maratimba.com

Diversas localidades do Interior do município de Itapemirm onde os moradores tomam água usando poços artesianos foram constatados altos índices de contaminação contendo índices elevados de coliformes totais (folhas, lodo) e coliformes fecais.

A fiscalização partiu do projeto VIGIAGUA, que tem como coordenador o técnico Anderson Fraga. Os testes foram realizados no laboratório pelo Lacen subordinado ao Estado.

Foram encontrados índices 200% acima do permitido. Anderson informou que o Secretario Saúde Ricardo Cordeiro, determinou medidas educativas a ser levados aos agricultores que abriam seus poços em lugares inadequados, principalmente perto de brejos e plano ao terreno.

"Os poços devem ser abertos em lugares acima do nível do chão como morros ou elevações na propriedade" lembrou. A secretaria esta realizando palestras nas escolas dos municípios, onde os alunos levam para casa o hipoclirido para serem usados nos tratamentos da água.

Anderson Fraga explicou que durante anos não foi dada a devida atenção para esse sério problema de saúde publica, mas que através do projeto VIGIAGUA e o esforço da secretaria esse quadro será revertido.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir