Categoria Geral  Noticia Atualizada em 21-12-2010

Proprietários em alerta no vale do Orobó
Um dos locais que se concentrava no passado uma das maiores bacia leiteira do sul do Estado, o Vale do Orobó, em Itapemirim.
Proprietários em alerta no vale do Orobó
Foto: José Rubens Brumana

Paulatinamente degradada devido o assoreamento do Rio Novo e por anos sofreu com a interrupção de sua vazante no município de Piúma, quando chovia todo o vale era inundado, por anos a fio era a cena se repetia no periodo das chuvas. Fio realizada a intervenção de liberar o fluxo das águas no balneário.

O problema está longe de deixar tranquilo os proprietários que possuem propriedades as margens do manancial. A pecuarista Roseli Coelho informou que suas vacas leiteiras porduziam 600 litros diários e que hoje não passa de 50 litros." Foram anos de prejuizos e a reforma dos pastos demanda investimentos.

Até hoje sofro com inundações. Um paliativo seria a limpeza dos vertedouro ". Comenta ainda que está em curso um processo implantado na justiça por comerciantes piumense que se dizem prejudicados com a abertura do canal e isso pode piorar as coisas para o lado dos proprietáros do Orobó".

O prudutor Acires Caetano de Azevedo pondera que a situação da área ficou melhor com a obra realizada para a liberação da água retida no balneário vizinho. Mas o produtor levanta uma grave questão: "O antigo DNOS construiu um gabião dentro do Rio Novo para aumentar o lençol freático e com isso o volume d"agua, com isso criou um sério impacto ambiental que a cada dia trás transtornos quando chove", assegura.

O secretário de Agricultura Ari Moreira garantiu que uma draga que se encontra trabalhando no desassoreamento do Rio Muqui será levada para o Vale do Orobó. " Estamos atento ao problema e procuraremos solucionar e ajudar os proprietários", disse.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir