Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 23-12-2010

Rapel com muita adrenalina em Matilde
A técnica foi "inventada" pelos franceses em 1879.
Rapel com muita adrenalina em Matilde
Foto: José Rubens Brumana

Conhecida como "alpinismo em cachoeiras", reune técnicas de speleologia e escalada. Entre cordas, mosquetões, freios, cadeirinhas e aneís, fundamentais itens de segurança uma turma atenta recebem as primeiras orientações do instrutor Danilo Pacheco sobre as posições e manejos com os ascessórios para uma descida segura na maior cachoeira do Estado: a cachoeira de Matilde, em Alfredo Chaves, com seus 66 metros de queda d"agua.

É a primeira vez do analista de sistema Renan Cirillo, 31 anos, de Vila Velha, muito ansioso diz esperar por esse momento à muito tempo. " Só me faltava reunir essa turma bacana de amigos. Estou com um friozinho na barriga mas confio nos instrutores que são experientes", disse.

Já a estudante de engenharia Jenifer Carvalho, 24 anos, moradora de Vitória, falou que fez rapel no morro do Moreno e que na Matilde já sentindo o ruivo das águas caindo nas pedras "o coração está a mil por hora". A estudante afirma que todos os instrumentos usados na descida são criteriosamente checados e que apesar dos risco o rapel é um esporte seguro.


Cachoeira Matilde







    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir