Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 28-12-2010

IEMA recomenda retirada de Casuarinas da Barra
Atendendo a uma consulta da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Marata�zes
IEMA recomenda retirada de Casuarinas da Barra
Foto: Renato Alves

Atendendo a uma consulta da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Marata�zes, sobre como esta deveria proceder em rela��o �s �rvores da esp�cie Casuarinas existentes na praia da Barra, o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos H�dricos � IEMA, recomendou ao Munic�pio que promovesse a retirada das mesmas.

Conforme Luiz Claudio Sad, Secret�rio local de Agricultura e Meio Ambiente, a consulta se deveu as obras de reurbaniza��o que est�o sendo realizadas na Praia da Barra.

Para o IEMA, as Casuarinas, enquanto esp�cies ex�ticas invasoras, est�o entre as maiores causas de extin��o de esp�cies nativas e de perda da biodiversidade do planeta, uma vez que produzem mudan�as e altera��es nas propriedades ecol�gicas do solo, ciclagem de nutrientes e fun��o de um dado ecossistema.

No caso espec�fico das Casuarinas da Praia da Barra, o IEMA entende que estas esp�cies inibem o crescimento da restinga, que ocorre em fun��o do grande sombreamento e deposi��o de folhas que se espalham das Casuarinas.

A Restinga � considerada como vegeta��o nativa e apropriada para o local, uma vez que estas ajudam na conten��o do processo erosivo, na medida em que seguram os sedimentos que s�o transportados pelos ventos em dire��o ao continente ou pelas ondas em eventos de ressaca.

Contudo, ambientalistas locais destacam que parte destas Casuarinas estariam plantadas em locais que receber�o obras de reurbaniza��o, tais como, por exemplo, nos locais onde haver� constru��es do tipo cal�ad�es, locais que naturalmente n�o haver� como prosperar as restingas, de modo que nestes locais, os ambientalistas defendem a perman�ncia de tais �rvores como forma de proporcionar, dentre outros benef�cios, sombreamento aos veranistas.

    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir