Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-12-2010

obra-fuzileiros navais, suas missões & amores em marataízes
PEDIDO DE APOIO CULTURAL AO EXECUTIVO, ATRAVÉS DA LEI 004/97, PEDIDO ARQUIVADO PELAS COMISSÕES JURÍDICAS DA CÂMARA E COMISSÕES DE VEREADORES DE MARATAÍZES-ES.
obra-fuzileiros navais, suas missões & amores em marataízes

A obra- "Fuzileiros Navais, suas Missões & Amores em Marataízes", com Classificação Adulta, relata de forma poética as Missões, Operações, Simulações de Guerras, Treinamentos da Minustah (Missões de Estabilização de Paz no Haiti), Acisos (Ação-Civico Social) que compreende desde as consultas médicas e odontológicas, distribuição de alimentos e remédios e, apresentação das bandas musicais com ensino de aperfeiçoamentos nas escolas Municipais, em parceria com a Prefeitura e, Operação Atlântico envolvendo Exercito, Marinha do Brasil e Aeronáutica, todas acontecidas nas ruas de Marataízes e no Bairro Pontal e Itaoca-es, onde está situada a Base de Apoio Administrativo da Marinha do Brasil. Narra de forma poética historias, crônicas e poemas dedicados aos Fuzileiros Navais Em marataízes.

Em reunião com V.Exma Dr. Jander Nunes Vidal há quase um ano, a escritora foi encaminhada à Secretária de Turismo e Cultura para Apoio Cultural á Obra Literária, que eleva o nome do Município, através das Artes e Cultura, Foi elaborado oficio com relatos de toda á obra e sua autora, bem como enviando em anexos todos os documentos da lei 044/97 que dá Incentivo e Apoio aos Artistas que tenham Obras que eleve o nome do município através das Artes e Cultura. Este PROJETO DE LEI 044/97, foi elaborado na época pelo então Vereador Professor Cleber e aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores e, sancionado pelo V, EXMA Dr. Ananias Vieira. Este Projeto de Lei que deu em 2005 ou 2006, Apoio Cultural ao Grande Artista DAVID BABIM, com incentivo em gravação de seu cd onde brilhantemente apresentou músicas de Marataízes, através do Legislativo e Executivo, na gestão de V.Exma. Antonio Bitencourt

O oficio do pedido de apoio cultural á obra foi encaminhado a todos os setores de direitos da Prefeitura, através do Gabinete do Prefeito, sem obter resultado que daria recursos ao senhor Prefeito e a Secretária de Turismo e Cultura para custear ou comprar a obra para distribuição as Bibliotecas Municipais, da qual a autora daria metade de toda obra e a outra parte seria feita um lançamento onde também à obra metade, seria doada aos presentes no ato da solenidade. Sendo assim a obra foi encaminhado ás Comissões da Câmara Municipal para Avaliação e Aprovação e depois então seria votado pelos vereadores, conforme leis determinadas. Em telefonema Dr. Edmilson Gariolli,Procurador da Câmara Municipal informou a escritora que no projeto encaminhado a câmara não existia parte integrante da obra para avaliação,foi solicitado toda obra imprimida para participar as comissões o conteúdo da mesma e, foi procedido este pedido do Procurador da Câmara com envio da impressão da obra.

Após alguns meses em avaliação da obra, a mesma foi encaminhada ao Gabinete do Prefeito para arquivar, pois segundo as comissões a obra é inconstitucional e imoral para as Bibliotecas Municipais. Segundo Procurador Geral da Prefeitura Claudemir o Projeto de Apoio Cultural foi devolvido às comissões Jurídicas e de Vereadores que respondem pela pasta cultural, concluindo que a obra é constitucional e de classificação adulta para distribuição em bibliotecas onde há sempre um funcionário responsável pela leitura das obras e suas CLASSIFICAÇÕES.

Mesmo assim com todas estas explicações e narrativas da autora e do poder Executivo e da Procuradora Municipal, a obra foi arquivada pelas Comissões Jurídicas e de Vereadores que respondem pela pasta cultural.

A escritora aguarda resposta do ofício encaminhado á Câmara de Vereadores cópias do parecer das comissões para arquivos pessoais e quem sabe uma avaliação para futuro posicionamento política.
Fragmento de uma música: "Quem sabe faz a hora não espera acontecer."(...) sábia frase!A hora está chegando!

Mediante a lei que ampara artistas com suas obras de artes ou literária que divulgue a cidade e seus valores culturais, o poder executivo em suas atribuições legais, poderia custear as obras dos artistas que fizeram suas solicitaçãoes.

Quem quiser conhecer a obra, saborear uma leitura cheia de paixão e de missões, basta solicitar em oficio ao Presidente da Câmara de Vereadores e, conhecerá uma obra fantástica com textos maravilhosos e narrativas de todas as Missões e Operações dos Nossos Destemidos Fuzileiros Navais em Marataízes,onde não só presenteia á Marinha do Brasil e os fuzileiros navais- a sua tropa de elite,mas também eleva aos pináculos da gloria a nossa graciosa Marataizes

Uma obra vara o tempo, e são destes bobos, estes chatos que ficam nas entradas das secretárias lutando pelo reconhecimento de sua obra, visto que isso não é uma mendicância, pois é de direito amparado por lei n º 044/97, que a historia ira se lembrar.

É o poder é efêmero. Tudo passa sobre a terra, mas ficam as obras daqueles que fazem de seus rabiscos e sonhos, uma historia de sua comunidade. (...).


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Bárbara Pérez    |      Imprimir