Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-01-2011

Fruticultura maratimba
A ampliação dos cursos técnicos com vias a atender o constante processo de industrialização verificado no estado, vem dando oportunidades para Marataízes também mostrar a sua força.
Fruticultura maratimba
Foto: José Rubens Brumana

Foi o que ocorreu com o curso integrado ao ensino médio de fruticultura, implantado desde fevereiro de 2010 na EEEM Jose Veiga da Silva, em Jacarandá – zona rural.
A escola foi convidada pela equipe técnica de apoio aos cursos técnicos da Sedu a participar da mostra ES+profissional, ocorrida em novembro e que contou com a presença de representantes dos cursos técnicos do Estado, com a presença do Senar, Senai, Sesi, Sedu, Ifes e Seag.

A EEEM Jose Veiga viu-se naquela oportunidade representada por 10 alunos, os quais desenvolveram a sua dinâmica em stands que retratavam as técnicas usuais desenvolvidas na fruticultura, sendo: amostragem de solo, irrigação, variedades de abacaxi, plantio com fileiras simples e fileiras duplas, minhocultura para producão de humus, maquete cedida pelo governo do estado com foco na propriedade sustentável e suas vantagens.
Os alunos foram acompanhados por professores e a pedagoga Maria da Penha, os quais fizeram um diagnóstico bastante expressivo, quanto à mostra e a oportunidade única da escola de Marataízes ter sido a representante no Estado da fruticultura capixaba.
O curso de fruticultura será de 03 anos, sendo que os alunos irão formar-se no ensino médio, concomitantemente em técnicos em fruticultura, sendo submetidos ao Conselho Regional de Arquitetura e Engenharia – CREA.

A mostra evidenciou cerca de 35 profissões, algumas novas e de pouco conhecimento do público esperado, que eram as escolas municipais, estaduais públicas e privadas do Estado, possibilitando aos jovens um momento de observação e futura escolha de sua profissão.

Os alunos da EEEM José Veiga fizeram bonito na mostra e puderam recepcionar os governadores Paulo Hartung e Renato Casagrande e ainda, o Secretário Estadual de Agricultura – Dr. Enio Bergoli, o qual já é um parceiro do curso, através do Incaper de Cachoeiro e das fazendas experimentais de Pacotuba e Centro Serrano.
Em 2011, com a implantação de módulos pela Sedu a escola pretende abrir mais uma turma de fruticultura para o 1º ano do ensino médio integrado a fruticultura, com novas 40 vagas, cujo público alvo são os filhos (as) de agricultores locais, como estímulo a atividade agrícola local e regional.

Maiores informações fone EEEM José Veiga da Silva, através do fone: 3519-2052












    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir