Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-01-2011

Um casarão construido de demolição
O sonho de toda família é ter uma residência, um lar.
Um casarão construido de demolição
Foto: José Rubens Brumana

O cunicultor Oscar Fernandes não foi diferente, queria construir uma casa num sopé de um morro na localidade de lagoa Funda, em Marataízes.

Para isso começou a percorrer todo o sul do Estado para adquirir madeiras e telhas de casarios antigos de fazendas e prédios em demolição. Muniz Freire, Paiçu, Afonso Cláudio e Cachoeiro de Itapemirim foram alguns municípios visitados desde 1993 em busca de madeiras que hoje estão escassos no mercado.

Jacarandá, peroba, vinhático, cedro, mogno entre outras que seriam vendidos para lenha serviu de esteio do seu belo casarão. No amplo terreno também construiu outras duas residências menores com peças de demolição usada pela família enquanto o casarão dos Fernandes era erguido. "Foi um sonho que eu e minha esposa acalentávamos construir com peças de madeira e telhas antigas o nosso lar.

Construindo aos poucos e com capricho nos detalhas", ressalta. No interior da residência seguiu a mesma linha. Móveis rústicos e recuperados dessas fazendas e utensílios como ferro de passar roupas e poltronas feitas de forma artesanal. A escada de madeira de lei é uma obra de arte da carpintaria. "Hoje se compra móveis já pensando em trocar no próximo ano. É um consumismo desenfreado. Esses ficarão para sempre ornamentando a nossa casa", assegura.


















    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir