Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 07-02-2011

Começa o plantio de abacaxi em Marataizes.
Os agricultores começaram o plantando do abacaxi pérola no município.
Começa o plantio de abacaxi em Marataizes.
Foto: José Rubens Brumana

Depois de uma safra estimada em 26 milhões de frutos e com uma injeção de recursos de 26 milhões de reais na economia local, os agricultores começaram o plantando do abacaxi pérola no município. Responsável por gerar cerca de 3.600 empregos o que se presencia no interior é o aumento na área de plantio. O agricultor Renan Ferreira Rufino, de Canudos, plantou trinta mil pés da fruta em uma área antes cultivada por milho e quiabo.

Incentivado pelo bom preço que chegou fácil na lavoura a 1 real diz que é a melhor lavoura para o pequeno agricultor. "Com sorte ganho vinte mil reais nessa lavoura. O que me dá mais nesse espaço plantado", indaga. A mão de obra também é valorizada nesse período, um trabalhador pode ganhar até 80 reais por dia. O agricultor Roberto Marvila disse que trabalhava com 14 pessoas e ainda faltavam trabalhadores para o plantio em áreas na localidade de Boa Vista do Sul, Nova Jerusalém e Canudos.

Outro que vai plantar 100 mil pés de abacaxi em terra antes usada para o gado é Gilson Brandão, de Curvina. "Vou aproveitar que o preço deve melhorar ainda mais e plantar uma lavoura que eu conheço do plantio", argumentou dizendo que o gado deu prejuízo devido a seca. Existem prognósticos que o plantio aumentara em até 30% em Marataízes. A INCAPER local acompanha os produtores rurais com assistência técnica e orientação de manejo.

Nesse ano o fruto chegou a marca de 2 reais para os consumidores e a produção do abacaxi produzido em Marataízes, que é o primeiro no Estadual, é vendida principalmente no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais.






    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir