Categoria Geral  Noticia Atualizada em 15-03-2011

Marinha elogia a segurança na procissão marítima de Marataízes
Mesmo tendo uma das maiores participações de embarcações dos últimos anos, pela primeira vez, todos os barcos inscritos passaram sem problemas pela vistoria.
Marinha elogia a segurança na procissão marítima de Marataízes
Foto: Renato Alves

O trabalho preventivo em relação à segurança marítima durante a procissão da 101ª Festa das Canoas, realizado pela Prefeitura de Marataízes, através da Secretaria Municipal de Pesca, foi alvo de elogios por parte da Marinha do Brasil.

De acordo com o comandante do grupamento da Capitania dos Portos responsável pela fiscalização da parte fluvial do evento, Suboficial Ernani, este ano a Administração de Marataízes realizou um ótimo trabalho em relação aos cuidados necessários para a prevenção e pronta resposta para casos de incidentes marítimos.

Mesmo tendo uma das maiores participações de embarcações dos últimos anos, pela primeira vez, todos os barcos inscritos passaram sem problemas pela vistoria da Capitania dos Portos e na do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o Secretário Municipal de Pesca, Bruno Machado, isso foi possível graças ao trabalho de recenseamento realizado três meses antes do evento, que possibilitou identificar e corrigir antecipadamente eventuais problemas relacionados à embarcação, tripulação, equipamentos de segurança, registros públicos, etc.

Por outro lado, o Prefeito determinou ao Secretário de Pesca que abra negociações com a Marinha do Brasil para a implantação de uma base fixa da Capitania dos Portos em Marataízes, uma vez que o Prefeito entende que o sul do Estado necessita de uma presença mais efetiva deste serviço em razão da expressividade do setor para a economia local e das novas perspectivas industriais que aumentarão o fluxo de embarcações na região.

Para viabilizar a presença da Força Naval em Marataízes, o Prefeito adiantou que pretende oferecer a estrutura necessária para a implantação da Marinha, tal como o fornecimento de embarcação apropriada e local para instalação do grupamento.

Por fim, satisfeito com os resultados alcançados com a 101ª Festa das Canoas, o Prefeito de Marataízes destacou a participação dos pescadores e a organização da Igreja Católica, que este ano, a convite da Prefeitura, assumiu a organização cultural da Festa. O Prefeito aproveitou a oportunidade da entrevista para prometer para o próximo ano uma ajuda ainda maior do Município na festa.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir