Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-03-2011

CEI acaba em pizza em Piúma
Vereadores faltam seção para CEI da Saúde acabar em pizza em Piúma
CEI acaba em pizza em Piúma
Foto: Luciana Máximo

Pela segunda vez consecutiva, a maioria dos vereadores da base aliada do prefeito em Piúma não compareceu à Câmara para participar das sessões, ordinária e extraordinária, onde seria votado requerimento 26 para prorrogação do prazo por mais 120 dias, de conclusão dos trabalhos da Comissão Especial de Investigação – CEI que investiga a Saúde, e a secretaria municipal de Obras e Serviços.

O prazo acabou expirando nesta terça-feira (22). Somente o relator da CEI, Nelson Morghetti (PSDB), os vereadores: Mário Dantas (DEM) e Isaias Dantas (PDT) compareceram à Casa de Leis e mais a aposentada Ana Maria Pimenta que acompanha todas as sessões no município. Casa totalmente vazia, nem mesmo a presidente se fez presente, a justificativa: teria tomado um tombo e estava repousando em casa.

Na sessão do dia 16/03 onde deveria ser apresentado um relatório parcial da CEI que investiga a Saúde, mais uma jogada espetacular acabou emplacando na Câmara de Piúma e o plenário ficou vazio. Estiveram presentes na Casa pastor Nilson Rainha (PTN), Max City (PDT), Jorge Miranda (PCdoB) e Isaias Dantas, não houve quorum e por isso, o relator protocolou requerimento solicitando uma sessão extraordinária para 22/03. Novamente, a casa permaneceu vazia, segundo Isaias Dantas uma manobra do Executivo para que o prazo expirasse e a CEI fosse arquivada, o que consequentemente acabaria em pizza. "Creio que é uma manobra para ganhar tempo", disse.

Para o vereador Mário Dantas, era necessário que os outros estivessem presentes para que o requerimento fosse votado, mas não sabia o porquê da ausência dos edis. "Eu vim cumprir o meu papel pedi mais 120 dias, mas a CEI acabou sendo arquivada", salientou.

De acordo com Nelson, independente do arquivamento ele vai continuar investigando e lerá o relatório no plenário da Câmara. "Vou continuar investigando para averiguar as denúncias. O relatório vai ser lido de qualquer forma", garantiu.

Indignação

Indignada com o descaso dos vereadores em Piúma em não comparecer as sessões onde se discute questões relacionadas aos interesses da população, a aposentada Ana Maria Pimenta que acompanha os trabalhos na Casa de Leis afirmou que os legisladores acabam brigando por nada. "Eles são muito devagar, sem atitude. O que falta em Piúma é atitude! Brigam por nada, sem resultado. Falta amor, interesse pela cidade e respeito pelo cidadão. Aqui recebem sem trabalhar. Fico decepcionada. O povo é o culpado, nunca se faz presente. Cadê atitude do povo. Por isso que cada povo tem o governo que merece", desabafou a aposentada.

A atual presidente da Câmara Zumira Carlos Santamarinha apresentou um projeto de Lei reduzindo as sessões ordinárias de quatro para duas ao mês, ou seja, de 15 em 15 dias, este foi aprovado pela maioria absoluta. Mesmo assim, as sessões ordinárias e extraordinárias são suspensas, a pedido do prefeito municipal para haja quorum e as matérias de interesse público, não sejam apreciadas, como exemplo a CEI que investiga a Saúde, como afirmou um vereador, que pediu para não ser identificado. Concluí-se que neste mês de março, os vereadores de Piúma não trabalharam, resta saber se terão pagamento.

O que diz o requerimento

"... tal pedido deve-se ao fato de que novas evidências de irregularidades surgiram, na área da saúde, especificamente quanto ao programa Saúde da Família e quanto Consórcio Intermunicipal de Saúde Expandida Sul, de acordo com os depoimentos colhidos até a presente data, atende-se ainda, que, algumas informações requisitadas à Secretaria Municipal de Saúde não forma prestadas, necessitando aquele órgão de maior prazo para tanto.

Dado o volume de informações a serem coligidas, denotando a gravidade do assunto _ a que o Poder Legislativo como órgão fiscalizador que é, não pode furta-se _ bem como a apuração dos novos fatos, é imprescindível a prorrogação do prazo concedido à Comissão; ressalva-se a complexibilidade do assunto, uma vez que a Comissão não teve, e nem terá , como investigar o outro tema proposto no Ato 7/10 (pavimentação de vias públicas), que deverá ficar para outra oportunidade"...

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Luciana Maximo    |      Imprimir