Categoria Vírus & Cia  Noticia Atualizada em 13-04-2011

Mosquitos estão tirando o sossego dos moradores de Marataíze
De acordo com os moradores dos bairros, a não utilização dos carros fumacê aumentou consideravelmente a quantidade de mosquitos
Mosquitos estão tirando o sossego dos moradores de Marataíze
Foto: John Wesley

Os mosquitos estão tirando o sossego dos moradores dos bairros de Marataízes. De acordo com os moradores dos bairros, a não utilização dos carros fumacê aumentou consideravelmente a quantidade de mosquitos. Eles temem que a falta do veneno que é lançado por estes veículos possam contribuir com a proliferação ainda do Aedes Aegypti, o mosquito que transmite a dengue.

Fumacê é o nome dado ao veículo UBV (Ultra Baixo Volume) que borrifa mistura química líquida com efeito de matar o aedis aegypti (mosquito da dengue). O veículo deveria atuar percorrendo as ruas e avenidas da cidade antes das seis da manhã e após as cinco da tarde, quando segundo especialistas o mosquito mais se prolifera e ataca.

O estudante Thiago de Oliveira mora no Bairro Cidade Nova, alega que o problema se agrava à noite. "Depois das dezoito horas aparece muito mosquito. Minha mãe está cheia de marcas de picadas. Quando o carro do fumacê passava praticamente não aparecia mosquito em casa. Uma amiga minha da escola, que mora no Pontal, teve dengue e lá também não passa o carro do fumacê. Acho que vamos ter que usar repelente até dentro de casa", reclama.

O comerciante Michael Ribeiro mora no mesmo bairro e enfrenta o mesmo problema de Thiago. "Antigamente o fumacê passava direto e tinha reduzida a quantidade de mosquitos no bairro. Agora, voltou tudo. Não temos mais sossego", desabafa.

O morador Demetrio dos Santos, que mora no Bairro Belo Horizonte, também reclama. "À noite é um desassossego geral: minha esposa fica irritada, minha filha. Os mosquitos ficam picando o tempo todo. Sem o fumacê está muito difícil. Comprei aqueles repelentes que ligam na tomada, o que melhorou um pouco, mas ainda é um incômodo muito grande. E olha que eu não moro perto de mata nem de rio, que são os lugares onde mais tem mosquitos", avalia.

Moradores dos Bairros Belo Horizonte e Santa Tereza também procuraram o MARATIMBA.COM para reclamar da falta dos carros fumacê.

A Coordenadora de Vigilância em Saúde de Marataízes, Marcelle Lemos Leal, responsável por este serviço, informou que existe um equipamento que ajuda no combate dos mosquitos, o termonebulizador, e usa critérios minuciosos para o seu uso, mas esta aguardando uma licitação para a compra do inseticida.

Já o fumacê é solicitado após uma epidemia, já que o veneno jogado na atmosfera faz muito mal à saúde humana de forma direta ou indireta. O veneno não mata só o mosquito, tudo que é inseto pequeno também morre, e cada um desses insetos tem sua função no equilíbrio do nosso meio ambiente.

Uma fonte ligada à Secretaria de Saúde que pediu para não ser identificada temendo represálias, afirmou que atualmente a secretaria não tem equipamentos suficientes e nem veneno, e que existem muitos casos de dengue que não são apurados, o que estaria causando a deficiência na cobertura tanto na área urbana quanto no interior.




    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir