Categoria Sabores Litorâneos  Noticia Atualizada em 12-04-2011

Torta capixaba uma tradição no Espírito Santo
A Torta Capixaba é um prato tão presente na história do nosso Estado que até Pero Vaz de Caminha comentou nas cartas sobre o hábito dos índios de comerem uma mistura de frutos do mar com palmito
Torta capixaba uma tradição no Espírito Santo
Foto: www.maratimba.com

Chega a Semana Santa e em todo Brasil é a mesma coisa, cerimônias religiosas recordam a morte e ressurreição de Jesus Cristo, as famílias programam o que fazer no feriado e os "chocólatras" chegam ao paraíso com tanta variedade a disposição. Mas existe uma tradição nesta data cristã que é exclusivo do Espírito Santo. A Torta Capixaba. Pois saiba que experimentá-la é literalmente devorar a história.

A Torta Capixaba é um prato tão presente na história do nosso Estado que até Pero Vaz de Caminha comentou nas cartas sobre o hábito dos índios de comerem uma mistura de frutos do mar com palmito. Segundo o Chef de Cuisine Salomão Raul kalil de carvalho, a mistura indígena não era a torta como conhecemos agora, mas com certeza foi o que podemos chamar de "tataravô" da atual.

É somente por volta do século IX que a torta como conhecemos começa a tomar forma. Os portugueses já tinham o hábito de comer frutos do mar e com a forte influência que a igreja católica possuía sobre o povo lusitano, o hábito de não comer carne na Semana Santa era seguido à risca. Foi nessa época que os portugueses tiveram a idéia de acrescentar o marisco e o bacalhau à mistura feita pelos índios. Nascia a Torta Capixaba.

E como filha da terra, a torta permaneceu no Estado e se tornou, junto com a moqueca, um dos pratos típicos mais famosos do Estado. A Srª Marlene Salomão carvalho, Proprietária do Hotel Dona Balbina,também acrescenta que como a cultura de saborear tortas não é algo natural ao cotidiano do brasileiro, a Torta Capixaba é uma das únicas tortas com características brasileiras no país. Ela representa a junção dos colonizadores portugueses com os brasileiros.

Durante a Semana Santa o Hotel Dona Balbina abre sua cozinha para a fabricação da tradicional Torta Capixaba, as encomendadas deverão ser feitas antecipadamente pelo tel. 28 3532 1178 e 9953-2631.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir