Categoria Politica  Noticia Atualizada em 27-04-2011

DEM em crise no Estado, põe em estado de alerta lideranças para 2012
Em um ano pré-eleitoral, as mudanças no DEM deixam em alerta o mercado político
DEM em crise no Estado, põe em estado de alerta lideranças para 2012
Foto: John Wesley

Em um ano pré-eleitoral, as mudanças no DEM deixam em alerta o mercado político. Isto porque, apesar de fragilizado no Estado, o partido conta com lideranças que podem desequilibrar o pleito eleitoral de 2012. O caminho natural do partido no Espírito Santo seria a migração para o recém-criado PSD, o que não aconteceu.

Na possibilidade de incorporação do DEM pelo PSDB, a situação é ainda mais complicada, já que nacionalmente o PSDB adota uma postura de oposição ao governo federal, mas o DEM capixaba não tem uma postura muito clara sobre sua linha ideológica. A situação coloca os holofotes sobre os candidatos do partido na eleição do próximo ano.

As maiores chances do partido vêm do sul do Estado. Com o enfraquecimento político do prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Carlos Casteglione (PT), o nome de Theodorico Ferraço ganhou força no município e sua participação no pleito do próximo ano pode fortalecer o partido.

O DEM também tem fortes chances no noroeste do Estado. Com a saída da família dos Anjos dos arranjos para 2012, o deputado estadual Luciano Pereira ganha força como candidato à prefeitura.

Em Vitória, o vereador Max da Mata analisa o nascimento do PSD com interesse, mas também vem protelando uma decisão, esperando o cenário ficar mais definido. O vereador é um nome que pode entrar na disputa pela prefeitura de Vitória, já que vem crescendo em visibilidade, mas não teria o apoio do partido.

O presidente da sigla, Rodney Miranda, tem suas ações políticas teleguiadas pelo ex-governador Paulo Hartung, que é do PMDB, aliado do governo federal. Rodney chegou a desconhecer a possibilidade de o partido apoiar Max da Mata e declarou, antecipadamente, apoio a Hartung em uma virtual candidatura à prefeitura de Vitória.

O próprio Rodney teria pretensões eleitorais em 2012. Ele vem conversando com o deputado estadual Hercules Silveira, também do PMDB, numa tentativa de articulação política para a disputa em Vila Velha.

Na Assembleia, porém, está o maior trunfo do DEM. Com cinco deputados estaduais, tem uma das maiores bancadas da Casa e uma atuação forte de alguns de seus parlamentares, como o próprio Ferraço, que é vice-presidente da Mesa Diretora e o deputado Atayde Armani, que, com uma postura ruralista, ganha prestígio em sua região, Linhares, e pode influir politicamente no município.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir