Categoria Educação  Noticia Atualizada em 27-04-2011

Marataízes no Encontro Internacional de Astronomia
Nos dias 21, 22 e 23 de Abril o professor de geografia e astrônomo amador Claudio Junior participou do 4° Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica
Marataízes no Encontro Internacional de Astronomia
Foto: José Rubens Brumana

Nos dias 21, 22 e 23 de Abril o professor de ciências biológicas e astrônomo amador Csrlos Junior participou do 4° Encontro Internacional de Astronomia e Astronáutica, que aconteceu em Campos dos Goitacases, onde estiveram representados diversos países.

O destaque principal do evento foi a presença do Astronauta Brasileiro Marcos Pontes (1º brasileiro a ir ao espaço na ISS Estação Espacial Internacional) que lançou seu livro Missão Cumprida contando toda a história sobre a primeira missão espacial Brasileira e também de Charles Duke astronauta da NASA que foi à lua na missão Apollo 16 em 1972.

Não foi o primeiro, foi mais um das 9 vezes que o homem pisou no solo lunar(embora os conspiracionistas difundam idéias contrárias, e alguns poucos dão crédito mas isso fica pra outra hora).

Tratado carinhosamente por CJ diz que desde menino é um apaixonado por astronomia e vem pioneiramente trabalhando o tema na escola com afinco e aplicando a Olimpíada Brasileira de Astronomia em Marataízes. "Usei dados e apresentei um trabalho intitulado "O ensino de Astronomia como ferramenta pedagógica em escolas do interior". No trabalho apresenta é mostrado as atividades desenvolvidas na Escola Anáçia Queiroz da Silva, em jacarandá, no interior do município.

Além de aplicar as provas da OBA, o educandário freqüentemente realiza observações noturnas próximos a escola com a presença dos pais e outras atividades. Dentre elas destacam: relações de movimentos de constelações com as estações do ano, localização, solstícios e equinócios, fases da lua, eclipses, cálculos de distâncias astronômicas com escalas simples, aprendendo astronomia com materiais simples e de baixo custo, criando foguetes com garrafas pet e compreendendo algumas leis que os fazem funcionar.

"Além é claro do incentivo à ciência, visto que a Astronomia é a principal porta de entrada para ciência, seja para crianças ou adultos", enfatiza CJ. Durante a apresentação a escola foi agraciada com um compressor da UTPRF para atividades relacionadas.

"Estou escrevendo o projeto para criar um clube de Astronomia na cidade (usarei a escola como local provisoriamente), farei um concurso para que os próprios alunos escolham o nome do clube" finalizou.










    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir