Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-05-2011

O velho e bom fogão a lenha
As antigas donas de casa afirmavam que "comida no forno a lenha tem outro gosto".
O velho e bom fogão a lenha
Foto: José Rubens Brumana

Com o aparecimento do fogão a gás o fogão a lenha foi perdendo espaço e hoje fica difícil encontrar residência na zona urbano que possui ainda um fogão a lenha.

Feitos de diversos materiais os mais usados eram o de alvenaria e outros mais elaborados construídos com ferro. As antigas donas de casa afirmavam que "comida no forno a lenha tem outro gosto".

Andando pelos interiores de Itapemirim e Marataízes ainda se pode sentir o encanto de ver um fogão a lenha cozinhando em fogo brando. A lavradora Regina Célia Rufino, de Canudos, interior de Marataízes, não dispensa um feijão cozido na lenha.

"O gosto é outro e ainda podemos fazer uma economia no gás que é muito caro", ressalta. Os feitos com barro são muito simples de serem construídos. O lavrador Valdeir Pereira de Santo Amaro, em Itapemirim, diz que seu contorno é sustentado por um pedaço de folha de zinco ou lata aberta ao meio para servir de área do depósito das lenhas.

" Levo algumas horas para construir um fogão a lenha com barro e dá tempo de comer uma galinha com macarrão e aipim que fica uma maravilha", afirmou.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir