Categoria Música  Noticia Atualizada em 25-05-2011

Valorização aos Artistas Marataízenses
Este acervo cultural seria com exposições de obras dos artistas Marataízenses
Valorização aos Artistas Marataízenses
Foto: Bárbara Pérez

Olhando a linda paisagem de cima da ponte que interliga o Bairro Barra de Itapemirim e o Pontal, avistamos entre a bela natureza construída pelas mãos divinas do criador, o Palácio das Águias, importante monumento histórico restaurado veio em boa hora, homenagear as magníficas raízes culturais destas colônias de pescadores, com sua gente simples, acolhedoras e solidárias.

O poeta é um sonhador, um visionário que às vezes chamado de louco, mas no fundo o que ele quer é o bem de sua comunidade; cria cenas ilustrativas em sua mente em devaneio com uma realidade e sugere em criticas construtivas o valor incondicional aos ilustres artistas da terra, a terra dos deliciosos abacaxis confrontando com as colônias dos seus pescadores. Sonhar com uma legião de artistas aglomerados em um acervo cultural no espaço merecido do "Palácio das Águias" ou em outro palco que convier às autoridades competentes.

Consta que foi encaminhado ao poder Legislativo da Câmara Municipal pelo poder executivo um projeto de lei para aumento do fundo financeiro em prol das artes e cultura em nosso município (...). Que aconteceu com este projeto de lei? Pois bem acreditar na evolução cultural da comunidade nos é permitindo, sugestões em um acervo cultural na biblioteca municipal do Palácio das Águias também nos são permitido mediante uma administração que luta em prol de suas riquezas culturais como a atual em seu uso legal de atribuições.

Este acervo cultural seria com exposições de obras dos artistas Marataízenses, fato este que irá valorizar e enriquecer os conhecimentos por partes dos estudantes e apreciadores das artes em modo geral em visitas aquele monumento histórico, já que existe ali em suas dependências uma ampla biblioteca municipal.

Como apreciadora das obras e dos artistas de nossa comunidade, inúmeros entre tantos alguns que veio sorrateiramente a mente:

Belíssimas obras do professor Nelson Garcia (inclusive existem várias delas expostas esparsas em salas do prédio Municipal e em salas da Câmara de Vereadores; Obra literária do escritor Ronald Miguinone, destacando a beleza de Marataízes sua terra natal; Poeta Miguel Marvila, Poeta Narciso Araújo; Artista Plástica Eloíza Helena Campolino Vidal retratando paisagens cotidianas; Obra literária do Professor Jose Paulo Vieira; Professor José Rubens Brumana; crônicas em versos e prosas do Professor Luiz Antonio Damasceno; Medico e escritor Joel Araújo da Silva com seu livro contando fatos e histórias de sua infância vivida em Marataízes; a biografia completa e todas suas obras do cantor e compositor Raul Sampaio, que renunciou viver em belas capitais para se instalar em sua modesta casa na antiga Rua Alegre, onde passa suas manhas lendo noticias em jornais, enquanto sorrateiramente vislumbram de sua varanda as belas paisagens da praia central, com sua amada esposa dona Morena.

Constar também todas as musicas "Marataízes" e seus compositores, inclusive do cantor e compositor David Babim que concorreu em gestão anterior á um projeto de lei do Vereador e Professor Cleber ao qual foi custeado seu CD por aquela administração em projeto único.

É importante constar toda a história da nossa Bandeira Municipal, suas cores, procedências e originalidades de suas paisagens contidas em tão bela Bandeira; onde a mesma foi concorrida em Concurso Público á nível Nacional com as devidas leis atribuídas pelos Poderes Municipais, Como também tornar Público a biografia do jovem estudante artista criador da Bandeira Municipal (...). Claro que por um lapso de memória, tantos outros artistas deveriam constar nesta simples sugestão, o perdão também é peculiar nos artistas, com certeza!

Sugestões criativas, construtivas são a valorização, o amor e o respeito pela comunidade que se vive.



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Bárbara Pérez    |      Imprimir