Categoria Geral  Noticia Atualizada em 02-06-2011

Mineroduto: vagas em julho
Como parte do Projeto Quarta Pelotização da Samarco, em Ubu, Anchieta, uma terceira linha de mineroduto está prevista no projeto, que deve ser finalizado em 2014.
Mineroduto: vagas em julho
Foto: Jornal Fato

Como parte do Projeto Quarta Pelotização da Samarco, em Ubu, Anchieta, uma terceira linha de mineroduto está prevista no projeto, que deve ser finalizado em 2014. Em Cachoeiro, por onde passará a maior parte da infra-estrutura no Espírito Santo, empresas terceirizadas começam a se instalar e devem gerar centenas de empregos. No entanto, as contratações começam somente a partir do início de julho. A data e número total de vagas ainda serão divulgados.

Segundo um dos engenheiros do consórcio GDK – Sinopec, firmas responsáveis pela obra, Antônio Geraldo Guimarães, currículos não estão sendo aceitos no momento. "Daremos preferência à população do Sul do Estado, desde que se encaixem no perfil exigido", garantiu Guimarães.

A Samarco mineradora estima que no pico da obra sejam criados cerca de 5,5 mil postos de trabalho, somente no Espírito Santo. Desse total, 35% dos trabalhadores devem ser contratados nas cidades próximas à instalação.



Cargos



Segundo o engenheiro, as vagas serão em sua maioria para os cargos de ajudante geral. Também será empregada mão-de-obra qualificada, como técnicos e graduados, na área de engenharia, por exemplo. Além dos cargos de soldadores de duto, operadores de escavadeira, motoristas, entre outros.



Antônio Geraldo Guimarães disse ainda que Cachoeiro vai ser um dos pólos de gerenciamento das obras, sendo assim responsável por 200 quilômetros de construção. O outro pólo ficará em Ponte Nova, MG, que detêm os outros 200 quilômetros restantes do mineroduto, que vai de Mariana a Ubu.



No momento, a empresa ainda está implantando seu escritório, na Rua Allan Kardec, s/nº, bairro BHN, antigo escritório da empresa Techint.



Investimentos no Sul do Estado



O investimento será de R$ 1,6 bilhão para a excussão da obra. O empreendimento transportará minério de ferro de Minas Gerais até a sede da Samarco.



O mineroduto, além de Cachoeiro e Anchieta, passará pelos municípios capixabas de Dores do Rio Preto, Guaçuí, Alegre, Jerônimo Monteiro, Vargem Alta, Rio Novo do Sul, Itapemirim e Piúma.



A Samarco vai oferecer cursos de formação e qualificação de mão de obra nas áreas profissionais com maior demanda, como por exemplo, a construção civil e montagem metal-mecânica.



Este último promete ser o segmento que desencadeará mais empregos na região, segundo o secretário de desenvolvimento econômico, Ricardo Coelho.



Ampliação do escoamento



Mineroduto é o sistema de tubulações por onde se transporta minérios a longas distâncias, com menor impacto ambiental. A Samarco já possui dois minerodutos, que vão de Germano, em Mariana (MG), até Ubu, em Anchieta.



A nova linha terá extensão de aproximadamente 400 km e capacidade de escoamento de 20 milhões de toneladas/ano de minério de ferro.


Beatriz Caliman

    Fonte: Jornal Fato
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir