Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 14-02-2006

Abacaxi
A produtividade da cultura do abacaxi no Brasil é de aproximadamente 22 mil frutos por hectare, sendo esta considerada baixa
Abacaxi
Maratimba.com

A produtividade da cultura do abacaxi no Brasil é de aproximadamente 22 mil frutos por hectare, sendo esta considerada baixa, visto que em outros países são obtidos rendimentos de até 40 mil frutos por hectare. Dentre os fatores que contribuem para a baixa produtividade da cultura no País, a Fusariose, doença causada pelo fungo Fusarium subglutinans f. sp. ananas é o mais importante, pois ocasiona perdas de aproximadamente 30% da produção.

Indiferentes a esta situação, alguns produtores do Estado têm obtido excelentes produtividades, como é o caso do produtor Otacílio Moreira e irmãos que colheram em média 80% de frutos sadios de lavouras plantadas na localidade de Jaboti, município de Marataízes.

Informou o agrônomo da INCAPER Marlon Dutra Degli Esposti, completou dizendo que para obtenção de altas produtividade os agricultores têm que se atentar para o emprego de mudas sadias nos novos plantios, sendo estas obtidas através de uma seleção rigorosa no campo, precedida ou não de tratamento fitossanitário, ou ainda pela obtenção de mudas produzidas através da técnica de seccionamento do caule ou micropropagadas em laboratório.

Estas mudas devem ser retiradas preferencialmente de lavouras que apresentaram baixa incidência de fusariose, e de onde foram colhidos frutos sadios oriundos de plantas vigorosas. Enfatizou Marlon Dutra, explicou ainda que os Escritórios Locais de Desenvolvimento Rural (ELDR) de Marataízes e Itapemirim estão desenvolvendo juntamente com a Escola Agrotécnica Federal de Alegre (EAFA) um projeto para obtenção de mudas sadias de abacaxi, através do seccionamento do caule das plantas, os quais foram gentilmente cedidos pelo senhor Otacílio Moreira da localidade de Jaboti, município de Marataízes.

Estas mudas deverão ir para o campo no mês de outubro deste ano, para avaliação das suas características agronômicas (incidência de fusariose e murcha do abacaxizeiro, produtividade, qualidade dos frutos, entre outras). Qualquer informação, pode ser obtida nos ELDR de Marataízes e Itapemirim, pelos telefones (28) 3532-4542 ou (28) 3529-6002


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir