Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-06-2011

Oficinas vão fortalecer tradições folclóricas em Cachoeiro
Duas oficinas de capoeira começaram neste sábado (4)
Oficinas vão fortalecer tradições folclóricas em Cachoeiro
Foto: Divulgação / PMCI

Manifestações culturais como caxambu, folias de reis, capoeira, charola de São Sebastião e bate flechas serão ensinadas a crianças e jovens de Cachoeiro de Itapemirim, a partir deste mês. Mestres e grupos da cultura popular reconhecidos pela prefeitura por meio da Lei Mestre João Inácio vão ministrar oficinas em comunidades da sede e de distritos do município.

O objetivo das ações, coordenadas pela Secretaria Municipal de Cultura (Semcult), é fortalecer e manter vivas essas tradições folclóricas. Serão ao todo dez oficinas, com atividades até dezembro, em centros comunitários, culturais, escolas, praça e salão paroquial.

Para conduzir as atividades, os mestres e grupos vão receber recursos da Lei Mestre João Inácio, que, ativada pela prefeitura em 2010, é a única do Estado voltada para o reconhecimento do patrimônio da cultura popular, em nível municipal.

Quando foram contemplados pela lei, eles receberam o título de patrimônio vivo e também foram incumbidos de desenvolver atividades para repassar seus conhecimentos e técnicas nas comunidades de que fazem parte. "Os propósitos da lei são justamente esses: reconhecer os artífices da cultura popular e contribuir para a sobrevivência das expressões folclóricas que eles representam", destaca o subsecretário de patrimônio cultural da Semcult, Genildo Hautequestt Filho.

Mestres vão repassar saberes e fazeres para os mais jovens
Centenas de pessoas vão participar das oficinas para aprender com mestres que dedicaram a maior parte de suas vidas a práticas da cultura popular. Na comunidade de Vargem Alegre, no distrito de São Vicente, por exemplo, um dos responsáveis pelas oficinas é o mestre Hyldo Caetano.

Aos 80 anos, ele é um dos representantes do caxambu com mais tempo de atividade no Estado. Ao lado da irmã, Canuta Caetano, reconhecida mos níveis estadual e nacional por sua atuação, vai ensinar o que sabe a 40 crianças e jovens da localidade para que o grupo "Alegria de Viver", do qual faz parte, ganhe mais adeptos e não se acabe.

"O Alegria de Viver é um dos três grupos de caxambu de Cachoeiro reconhecidos como patrimônio da cultura nacional. Os outros dois também serão beneficiados com essas ações. Isso torna mais evidente a importância da Lei Mestre João Inácio, uma política pública que cumpre a função de salvaguarda e preservação do nosso patrimônio imaterial", ressalta o subsecretário Genildo Hautequestt.

Atividades apoiadas pela Lei Mestre João Inácio
- Oficinas de Folia de Reis com os mestres Wilson Diniz Cecon (Folia de Reis Missão Divina) e Areno Francisco dos Santos (Folia de Reis Mensagem Divina)
Público: 16 aprendizes
Local: Associação Comunitária do Distrito de Burarama

- Oficina de caxambu e contação de histórias com as mestras Maria Laurinda Adão e Adevalmira Adão Felipe, do Caxambu Santa Cruz
Público: 40 crianças da escola municipal Monte Alegre
Local: na escola, comunidade quilombola de Monte Alegre, distrito de Pacotuba

- Oficina de caxambu, contação de histórias e incentivo à leitura com os mestres Canuta e Hyldo Caetano, do Caxambu Alegria de Viver
Público: 20 crianças e 20 jovens e adultos da comunidade de Vargem Alegre e entorno
Local: Centro Comunitário (Biblioteca Comunitária) de Vargem Alegre, distrito de São Vicente

- Oficina de capoeira com o mestre Paulo Henrique Silva Monteiro (mestre Paulinho)
Público: 20 jovens
Local: Salão Paroquial do Valão

- Roda de Capoeira e atividades de ensino do folguedo, desenvolvidas pela Associação Cultural e Educacional de Capoeira Filhos da Princesa do Sul
Público: 70 capoeiristas por roda
Local: Praça Jerônimo Monteiro (Centro) e Centro Cultural Mestre Salatiel – Casa do Capoeira (bairro Recanto)

- Oficina de Capoeira, desenvolvida pela Associação Desportiva e Cultural de Capoeira Navio Negreiro
Público: 30 alunos
Local: Escola municipal Galdino Theodoro da Silva, no bairro Jardim Itapemirim

- Oficina de caxambu e bate flechas, contação de histórias e incentivo à leitura, com a mestra Niecina Ferreira de Paula Silva (Caxambu da Velha Rita)
Público: 40 crianças do bairro Zumbi
Local: Sede da Associação de Folclore de Cachoeiro (Biblioteca Comunitária), no Zumbi

- Oficina de Bate Flechas, com os mestres Adílio e Izaías Quirino da Silva, dos grupos de Bate Flechas e Charola de São Sebastião de Alto Paulista
Público: 20 crianças e jovens
Local: localidade de Alto Paulista, distrito de Burarama

    Fonte: Stéfano Fabris
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir