Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-06-2011

Alunos do curso de enfermagem fazem campanha de doação de sangue em Marataízes
“O objetivo não é apenas realizar a coleta em si, mas também incentivar toda a população para a doação de sangue”, disse Helena Emília, enfermeira e coordenadora do curso.
Alunos do curso de enfermagem fazem campanha de doação de sangue em Marataízes
Foto: John Wesley

Durante todo o dia desta quinta-feira (02), aconteceu a 1º Campanha de Doação de Sangue do Curso de Enfermagem do Colégio Paulo Freire em Marataízes, resultado de uma parceria entre o Hemocentro da Secretaria de Estado da Saúde (Hemoes) e um grupo de alunos do Curso de Técnico em Enfermagem do colégio. Foram realizadas mais de 80 coletas, o que permitiu o cadastro de mais de 60 doadores de medula óssea e mais de 50 doações de sangue. As visitas também contribuíram para a manutenção dos estoques de sangue do Hemoes, atualmente em queda.

"O objetivo não é apenas realizar a coleta em si, mas também incentivar toda a população para a doação de sangue", disse Helena Emília, enfermeira e coordenadora do curso.
A estudante Priscila da Silva, conta que a experiência foi muito gratificante. "Cada grupo se empenhou muito para essa ação social, nós não tínhamos certeza se apareceriam muitas pessoas, mas foi tudo maravilhoso. Superou as nossas expectativas", comemora.
Por que doar sangue?

Doar sangue é rápido, fácil e seguro e deve ser uma ação voluntária. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de cada cinco pessoas, uma vai precisar de sangue um dia. Cada doação pode ajudar até três pessoas, como pacientes submetidos a transplantes de órgãos, grandes cirurgias, vítimas de acidentes diversos e portadores de doenças sangüíneas.

Para doar, basta estar bem de saúde; ter entre 18 e 65 anos; pesar mais de 50kg; não estar em jejum; e evitar apenas alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação. A apresentação de um documento de identidade com foto é indispensável.
Como posso me cadastrar para doar medula?

A medula óssea é um tecido líquido localizado na parte interna dos ossos e responsável pela produção de células do sangue. Quem sofre de doenças como leucemia, anemia aplástica grave, entre outras, pode precisar do transplante de medula óssea. Se não houver doador compatível na família, a busca é feita no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

O cadastro de doadores é simples. Basta preencher uma ficha com dados pessoais e autorizar a coleta de 10ml de sangue. A amostra passa por vários testes e as informações são enviadas para o Redome. Se ela for compatível com a amostra de algum paciente, a pessoa será consultada para prosseguir ou não com o processo de doação. Qualquer pessoa que esteja bem de saúde e tenha entre 18 e 55 anos de idade pode doar a medula óssea.




























    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir