Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-06-2011

Semana do Meio ambiente
Ocorreu essa semana na escola An�lia Queiroz da Silva em Jacarand� a Semana do Meio Ambiente coordenada pelo professor de Ci�ncias, Carlos Junior (CJ) que com total apoio da dire��o desenvolve o Projeto ECOAR
Semana do Meio ambiente
Foto: Jos� Rubens Brumana

Comemoramos no �ltimo domingo dia 5 de Junho o Dia mundial do Meio Ambiente e como n�o podemos deixar de fazer esse tema deve ser exaustivamente trabalhado nas escolas, em nossas casas, trabalho etc.

Ocorreu essa semana na escola An�lia Queiroz da Silva em Jacarand� a Semana do Meio Ambiente coordenada pelo professor de Ci�ncias, Carlos Junior (CJ) que com total apoio da dire��o desenvolve o Projeto ECOAR (Escola, Comunidade, Ambiente e Responsabilidade) contando ainda com representantes da Secretaria de Educa��o prestigiando o evento.

Diversos temas foram abordados como discuss�es sobre o lix�o em jacarand� inclusive uma visita com um grupo de alunos e entrevista a algumas pessoas que sobrevivem da cata do lixo. Outro ponto trabalhado nesse projeto foi a falsa reciclagem onde voc� transforma uma garrafa pet em algo e depois volta para o lixo. Reciclar vai muito, al�m disso, requer mudan�a de postura, reutiliza��o e reaproveitamento de fato.

Al�m de diversas apresenta��es culturais, tivemos tamb�m par�dias, teatros, coreografias, poemas e depoimentos todos criados pelos alunos. Todas as turmas foram envolvidas trabalhando em sala os mais diversos temas como de Ongs famosas que lutam pelo bem do nosso planeta como SOS Mata Atl�ntica, WWF, GreenPeace e Projeto Tamar. Tivemos at� uma encena��o do S.W.U (evento musical sustent�vel que deveria servir de exemplo para Rock�n Rio e afins).

"Mas apesar de sabermos as diversas agress�es que a natureza vem sofrendo ultimamente, o maior enfoque do projeto � o lixinho nosso de cada dia. Na vis�o do professor o aluno s� vai pensar em preservar a Amaz�nia, preocupar-se com ind�strias que poluem rios e cidades, ca�a predat�ria ou aquecimento global, a partir do momento que ele mesmo come�ar a jogar o simples papel de bala ou chiclete na lixeira ou guardar no bolso e depositar depois num local adequado.

� utopia achar que expondo o problema da Amaz�nia ou aquecimento global v� sensibilizar uma crian�a ela no m�ximo vai achar bonito e logo esquecer�, pois esse quadro parece estar muito longe da realidade da mesma. Embora saibamos que esses temas s�o de total import�ncia, o exemplo deve partir dos pais, professores, sociedade em geral. D�i profundamente ao ver um adulto jogando lixo pela janela do �nibus ou do carro ou mesmo pelas ruas e avenidas e ao questionar eles dizem que se n�o fizerem isso os garis n�o ter�o emprego (pura falta de educa��o e ignor�ncia", ressaltou o professor CJ..

Enfatizou ainda que esses projetos visem sensibilizar j� na base, fazer cada crian�a crescer com a mente diferente dos ignorantes citados.

Os alunos e professores fizeram ainda uma passeata pela comunidade direito a carro de som faixas e cartazes entoando a m�sica "Natureza" da banda capixaba Casaca, mostrando a preocupa��o da escola com nosso meio ambiente.

Essas atividades seguir�o ao longo do ano com visitas ecol�gicas, palestras, entre outros eventos sustent�veis. Acima de tudo depositamos esperan�a nas futuras gera��es que est�o recebendo a semente do respeito � natureza que nos cerca e n�o cobra nada. Afinal vivemos aqui todos os dias, tiramos nosso sustento �nica e exclusivamente da Terra, nossas vidas e sonhos est�o dentro desse pequeno planeta que necessita de nossos cuidados. Come�a por mim, come�a por voc�... Come�a por todos n�s!
















    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir