Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 07-07-2011

Incaper vai orientar produtores de acerola em Piúma
O município de Piúma desponta no Estado na produção de acerola.
Incaper vai orientar produtores de acerola em Piúma

O município de Piúma desponta no Estado na produção de acerola. Na última safra, correspondente ao período de outubro de 2010 a junho deste ano, foram colhidas cerca de 150 toneladas do fruto, e para revigorar as lavouras para a próxima colheita, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), órgão vinculado a Secretaria de Estado de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), promove, nesta sexta-feira (08), um Dia Especial sobre poda de acerola no distrito de Itinga, zona rural de Piúma.

A capacitação é oferecida em conjunto com a Cooperativa de Valorização, Incentivo e de Desenvolvimento Agropecuário Sustentável do Vale do Orobó (Coopervidas) e a indústria Pulp Fruit. Cerca de 40 produtores do município e regiões vizinhas participam do treinamento, que será realizado na propriedade do agricultor Horácio Luiz Garcia, com início às 9 horas.

Marlon Esposti, coordenador do Polo de Acerola no Estado e responsável por ministrar as aulas do dia especial, destaca que o processo de poda é indispensável para o bom desenvolvimento da planta. "A técnica permite beneficiar a qualidade da produção e controlar a incidência de pragas e doenças. Os produtores vão receber instruções sobre os dois tipos de poda utilizadas para a acerola: a de formação e a de limpeza e aeração. Ambas são responsáveis pela boa qualidade do fruto".

O coordenador explica que o primeiro tipo de poda, a de formação, é feita somente uma vez, com o objetivo de retirar os galhos da planta para transformá-la em um formato de taça. Desta forma, é possível permitir a entrada dos raios solares em todo o pé. "O sol que penetra na plantação de acerola influencia na produtividade. Além de aumentá-la, ajuda a diminuir o aparecimento de pragas e doenças, já que os parasitas prejudiciais à acerola preferem ambientes úmidos e com bastante sombra".

Ele acrescenta que, com este tipo de poda é possível, ainda, aumentar o espaçamento entre os pés e permitir que o agricultor possa circular entre as plantas para fazer os tratos culturais e a colheita. Essa etapa é feita quando a planta completa três anos de idade – momento em que se encontram os pés da maioria das propriedades em Piúma.

O segundo tipo de poda, de limpeza a aeração, é realizado durante o período de inverno, conforme destacado por Marlon. Neste processo, são retirados os galhos secos, permitindo uma maior circulação do ar entre a planta e mantendo a saúde das lavouras.

"São cuidados simples, mas com resultados bastante importantes. Para se ter ideia, os produtores que seguiram as orientações passadas pelos técnicos Incaper não tiveram a necessidade de utilização de defensivos agrícolas. Assim, é possível que a planta chegue bem à idade adulta, que é de 5 a 6 anos, produzindo uma média de 100 quilos do fruto por pé a cada safra". Mais informações sobre o treinamento podem ser obtidas através do telefone do Incaper em Piúma: (28) 3520-1605.


Fonte: incaper


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir