Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-07-2011

Comitiva do governo do estado visita área de risco em Itapemirim
Itapemirim recebe comitiva do Governo do Estado para tratar da grave questão do terminal pesqueiro e da orla de Itapemirim que se encontra em estado de emergência decretada pela Município e homologado pelo Estado.
Comitiva do governo do estado visita área de risco em Itapemirim

A Prefeita Municipal de Itapemirim Norma Ayub Alves recebeu na manhã do dia 19 de julho, terça – feira, diversas autoridades estaduais no terminal pesqueiro de Itaipava, dentre elas: os Secretários de Transportes - Fábio Damasceno, Chefe da Casa Civil - Luiz Ciciliotti. Também estiveram presentes o Deputado Estadual Theodorico de Assis Ferraço, vereadores locais e diversos representantes da sociedade organizada.

O objetivo da vinda da comitiva a Itapemirim foi para ver de perto a atual situação do terminal pesqueiro onde deveriam atracar aproximadamente 300 embarcações as quais dão sustentabilidade a mais de três mil profissionais.

A situação do assoreamento no local de onde parte e chegam barcos trazendo do mar uma das maiores fontes de renda da região, o atum e o dourado, preocupa a chefe do Executivo Municipal que entrou com uma ação judicial requerendo autorização para abrir canais no porto que possibilitem a entrada das águas marítimas, promovendo, assim o desassoreamento do local e, consequentemente o término dos problemas causados pela maré baixa que deixa as embarcações encalhadas.

A Prefeita Municipal informou que está disposta a arcar com a obra para solucionar o problema o mais rápido possível, mas que necessita, com urgência da liberação da obra por parte do Governo do Estado e o Poder Judiciário.

"Sofro ao ver está situação em Itaipava e ser obrigada a ficar aguardando a decisão dos órgãos competentes. O Município já decretou estado de emergência por 90 dias em busca de solução para o problema do terminal", frisou a Prefeita de Itapemirim.
"Se for preciso dar apoio à Prefeita iremos em comitiva ao fórum pedir ajuda ao judiciário pois precisamos trazer água até os barcos", frisaram os pescadores presentes no local.

O Secretário Estadual de Transportes vistoriou todo o local, analisou a situação, analisou plantas e projetos e informou que a obra é de competência do Governo do Estado e que todas as providências serão tomadas no sentido de reiniciar os trabalhos no porto o mais rápido possível para por fim ao problema.

O Deputado Ferraço se colocou à disposição para continuar na luta pela liberação da obra, em parceria com o Governo do Estado, porém, não descartou a possibilidade de apoiar a atual administração para realizar o serviço com recursos próprios e mais, disse que todos tem a preocupação ambiental pois respeitam os trâmites legais que a questão exige, mas frisou que os bravos trabalhadores do mar necessitam e reivindicam uma solução rápida e que não podem aguardar a burocracia e nem questões políticas que possam emperrar a solução do caso.















Christina Rangel

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir