Categoria Trag�dia  Noticia Atualizada em 28-07-2011

Deslizamentos de terra deixam 28 mortos na Coreia do Sul
V�rios carros foram invadidos pela �gua em Seul
Deslizamentos de terra deixam 28 mortos na Coreia do Sul
Foto: AFP, Yang Hoe-Seong

SEUL � Vinte e oito pessoas morreram nesta quarta-feira na Coreia do Sul em deslizamentos de terra provocados por fortes chuvas que inundaram centenas de casas, nas piores inunda��es registradas no pa�s em dezenas de anos. Dez pessoas foram consideradas desaparecidas, indicaram os servi�os de emerg�ncia.

As inunda��es atingiram a capital Seul.

Treze pessoas morreram em um deslizamento de terra registrado pouco depois da meia-noite desta quarta-feira na regi�o de Chuncheon, 100 km a leste de Seul, segundo um registro da Ag�ncia de Gest�o de Emerg�ncias.

Uma pens�o e tr�s casas desabaram. Um registro anterior indicava 12 mortos e 2 desaparecidos nesse deslizamento.

Mais de 500 bombeiros e policiais mantinham as buscas nesta quarta-feira � tarde.

Dez pessoas que morreram na pens�o eram estudantes de uma universidade de Incheon que realizavam uma miss�o de trabalho volunt�rio. Cerca de vinte pessoas ficaram feridas, sendo quatro com gravidade.

"Eu estava dormindo no segundo andar da pens�o quando ouvi um barulho de deslizamento. A escada desabou e fui enterrado pela lama," disse um estudante salvo por bombeiros � ag�ncia de not�cias Yonhap.

Outras 15 pessoas morreram em um deslizamento de terra ocorrido pr�ximo ao monte Umyeon, nas imedia��es de Seul, que registrou 433,5 mm de volume d �gua desde ter�a-feira.

Em Seul, a chuva inundou estradas, esta��es de metr�, passarelas subterr�neas e distritos residenciais.

Mais de 4.000 policiais foram mobilizados para auxiliar nas tarefas de emerg�ncia na capital, onde a situa��o � ca�tica, com mais de 150 sem�foros em pane. Em alguns locais, as redes de telefonia m�vel n�o funcionam.

"Estamos sobrecarregados com tantos pedidos de salvamento e n�o � f�cil fazer uma avalia��o (dos estragos)," disse � AFP um membro dos servi�os de emerg�ncia.

Chuvas torrenciais atingiram na ter�a e nesta quarta-feira as regi�es de Seul e Gyeonggi, provocando inunda��es na capital, onde mais de 700 casas foram inundadas.

A previs�o dos servi�os meteorol�gicos � de que as chuvas continuem at� sexta-feira, com at� 250 mm de �gua esperados at� quinta-feira na regi�o de Seul e em suas imedia��es.

Deslizamentos de terra deixam 28 mortos na Coreia do Sul
V�rios carros foram invadidos pela �gua em Seul


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir