Categoria Geral  Noticia Atualizada em 17-08-2011

Distribuição gratuita de ração farelada completa dez meses com bons resultados
Há dez meses a administração municipal implantou a distribuição gratuita de ração farelada nas unidades produtoras de leite, com o objetivo de aumentar a produção.
Distribuição gratuita de ração farelada completa dez meses com bons resultados

Uma iniciativa pioneira adotada em Presidente Kennedy vem mudando a vida dos produtores de leite, aumentando a rentabilidade das propriedades rurais e reduzindo as despesas com o gado.

Há dez meses a administração municipal implantou a distribuição gratuita de ração farelada nas unidades produtoras de leite, com o objetivo de aumentar a produção. Além de alcançar o resultado planejado, também foi possível verificar uma significativa economia no bolso do pecuarista kennedense que deixou de gastar com a compra do produto. Ou seja, o ganho é dobrado para os 322 cadastrados no programa municipal.

Antes da distribuição gratuita, entre outubro de 2009 e abril de 2010, os produtores kennedenses mandaram para a Selita 7.707.998 litros de leite e para a Colamisul 248.355 litros. Comparado o mesmo período entre 2010 e 2011, já com o benefício em vigor, a cooperativa de Cachoeiro recebeu 9.095.296 litros, e a cooperativa de Mimoso do Sul 521.018 litros. Ou seja, um acréscimo de 1.659.961 litros de leite.

Ainda de acordo com o monitoramento feito pela secretaria de Agricultura, os produtores do município tiveram um aumento na sua renda mensal de aproximadamente R$ 165.996,09.
Para o secretário de Agricultura, Valdinei Costalonga, a meta designada pelo prefeito Reginaldo Quinta de atender ao máximo o produtor rural vem sendo cumprida à risca: "Ele determinou um atendimento de qualidade para o homem do campo, não só com esse programa, mas com diversas ações que possam facilitar o aumento na sua produção e gerar mais renda para as famílias".

Como funciona e quem recebe

Mensalmente o município recebe a ração pela empresa contratada e faz a distribuição através de caminhões da prefeitura municipal até as propriedades cadastradas. Nesta primeira etapa foram licitadas 2.100 toneladas do produto.
A quantidade destinada à alimentação de matrizes leiteiras será distribuída de acordo com o volume de leite oficialmente comercializado. São 300 gramas de ração farelada por cada litro, até o limite de dois mil quilogramas por produtor.

A distribuição é feita pela Secretaria Municipal de Agricultura, atendendo a uma resolução do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e amparada por Lei Municipal nº 897/2010 que dispões sobre o auxilio ao produtor rural nas atividades de produção.

Para se cadastrar é preciso ser produtor de leite em Presidente Kennedy, apresentar a inscrição da Secretaria de Estado da Fazenda (FACA) e estar vinculado a uma cooperativa ou empresa legalmente constituída.

Diferença que se vê no bolso

O senhor Leandro Francisco dos Santos já é conhecido dos funcionários que entregam a ração farelada mensalmente nas diversas propriedades espalhadas por Presidente Kennedy.
Na comunidade rural de São Salvador é ele quem espera pessoalmente os funcionários para receber seus 18 sacos de ração. Beneficiado com a distribuição, conta que deixou de gastar com o alimento do gado e passou a investir em beneficiamentos para a sua propriedade:

"Agora sempre sobra um dinheirinho para colocar em outro lugar. Aí a gente mexe nas cercas, compra umas madeiras, ou uma outra coisa qualquer que antes não conseguia por que era sempre apertado", disse o senhor Leandro. Ele também atestou que a produção de leite vem aumentando.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Presidente Kennedy




    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir