Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 26-08-2011

Palácio das Águias recebe a 1ª Mostra Capixaba de Audiovisual Histórico-Cultural
O Palácio das Águias, casarão histórico do município restaurado recentemente e que abriga a biblioteca de Marataízes, ganhou cores e movimentação mais intensa com a chegada da 1ª Mostra Capixaba de Audiovisual Histórico-Cultural (MCA Histórico-Cultural).
Palácio das Águias recebe a 1ª Mostra Capixaba de Audiovisual Histórico-Cultural

O Palácio das Águias recebe o público para a Mostra que reúne produções de jovens de 13 municípios do Sul do Estado .

O Palácio das Águias, casarão histórico do município restaurado recentemente e que abriga a biblioteca de Marataízes, ganhou cores e movimentação mais intensa com a chegada da 1ª Mostra Capixaba de Audiovisual Histórico-Cultural (MCA Histórico-Cultural). Até sábado (27), o local conta com uma programação gratuita que inclui Mostra Competitiva de documentários, Mostra Paralela de curtas-metragens, oficinas diversas, apresentações artístico-culturais e shows musicais.

O secretário de Estado da Cultura, José Paulo Viçosi, o Frei Paulão, disse na solenidade de abertura, na noite desta quinta-feira (25), que o evento promoverá a riqueza dos patrimônios imateriais e arquitetônicos locais. "O Sul do Espírito Santo possui características culturais singulares que serão ressaltadas com a realização da 1ª MCA Histórico-Cultural. A paisagem única de Marataízes, tendo o Palácio das Águias e o Rio Itapemirim desembocando no mar ao fundo, contribuirá decisivamente para o sucesso do evento que exibirá os registros e as reflexões dos jovens realizadores", completou o secretário.

Representantes dos 13 municípios do Sul do Espírito Santo envolvidos com a Mostra participaram da cerimônia. Para o diretor da Secretaria Municipal de Cultural e Patrimônio Histórico de Marataízes, Heraldo Luiz Bel Esposti, é de grande importância receber a primeira edição da MCA Histórico Cultural, pois o município passa por um processo de resgate do seu patrimônio cultural. "A Mostra vem para ajudar a nossa ação de resgatar e divulgar para todo o Sul do Estado o rico passado cultural de Marataízes", diz Heraldo.

Por meio das produções audiovisuais que serão exibidas, será possível assistir ao registro expressivo e criativo de jovens capixabas sensíveis e atentos a sua própria história. Além de Marataízes, os municípios que participam da mostra são: Anchieta, Apiacá, Atílio Vivácqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro de Itapemirim, Iconha, Itapemirim, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy, Piúma e Rio Novo do Sul.

Os documentários produzidos por jovens de 13 municípios do Sul do Espírito Santo, que estão em exibição na Mostra, foram realizados durante oficinas de iniciação audiovisual e concorrem nas categorias de Melhor Vídeo (Júri Popular), Melhor Vídeo, Melhor Edição e Melhor Roteiro. A cerimônia de premiação será na noite deste sábado (27).














    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir