Categoria Educação  Noticia Atualizada em 22-09-2011

Capacitação para educadores da rede municipal
No segundo semestre 19 escolas participam dos projetos
Capacitação para educadores da rede municipal
Foto: Divulgação/PMCI

Gestores e pedagogos de 19 escolas municipais de educação infantil e fundamental participaram da segunda etapa dos projetos "Escola e Família unidos pela educação" e "Escola que protege", na última quarta-feira (21), no auditório da Secretaria Municipal de Educação, em Cachoeiro de Itapemirim.

Filmes motivacionais e dinâmicas fazem parte das atividades desenvolvidas no projeto "Escola e Família unidos pela educação", que tem por objetivo aproximar os pais e/ou responsáveis do ambiente escolar dos estudantes. Os materiais utilizados nos encontros são repassados aos gestores e pedagogos para que as atividades sejam desenvolvidas na escola com o corpo docente e funcionários e com os pais dos alunos.

"Cada momento é desenvolvido para sensibilizar os pais sobre a importância de seu envolvimento na vida escolar dos filhos. O trabalho da escola deve sempre ser em conjunto com a família porque essas duas instituições são a base da formação da criança e do adolescente", ressalta a coordenadora de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação, Cristiane Nogueira.

O projeto "Escola e Família unidos pela educação", que teve início em 2010 em escolas de educação infantil, foi ampliado para atender todas das escolas da rede municipal de ensino. No primeiro semestre deste ano 13 escolas já participaram do projeto.

Escola que protege

A equipe pedagógica também recebeu orientações quanto às questões ligadas à indisciplina e ato infracional conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente. Segundo o coordenador do projeto "A OAB vai à escola", Bruno Fajardo Lima, a indisciplina é a quebra de uma regra de conduta moral estabelecida, já o ato infracional é todo o crime praticado pelo menor.

"Posicionamos os gestores escolares quanto às normas e procedimentos que responsabilizam o pai e o gestor dentro do Estatuto da Criança e do Adolescente, além de apresentarmos os mecanismos de aplicação da lei, Ministério Público, Conselho Tutelar e judiciário em geral, para que eles saibam a quem e onde recorrer", destaca Bruno

A Ordem dos Advogados do Brasil, em Cachoeiro de Itapemirim, é um dos parceiros da Secretaria Municipal de Educação desenvolvendo o projeto "A OAB vai à escola", que orienta pais, alunos e professores sobre temas como indisciplina, bullyng, violência doméstica e gravidez.

Anna Paula Bonato
Jornalista - PMCI

    Fonte: Anna Paula Bonato Jornalista - PMCI
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir