Categoria Educação  Noticia Atualizada em 01-11-2011

Escola de Marataízes visita ParqueEstadual Paulo César Vinha
No último sábado um grupo de 47 alunos da escola Anália Queiroz da Silva situada em Jacarandá visitaram o Parque Estadual Paulo César Vinha em Guarapari.
Escola de Marataízes visita ParqueEstadual Paulo César Vinha
Foto: José Rubens Brumana

No último sábado um grupo de 47 alunos da escola Anália Queiroz da Silva situada em Jacarandá visitaram o Parque Estadual Paulo César Vinha em Guarapari. Através do Projeto ECOAR alunos e professores conheceram um pouco da história do parque e ficaram mais integrados ao meio ambiente. O parque possui uma grande biodiversidade, uma rica flora típica de restinga. Conta também com uma fauna variada de anfíbios a saguis-da-cara-branca, cotias, jiboias, quatis, tamanduás entre outros.

Nas atividades de educação ambiental explicada pelos monitores da reserva destaca-se uma trilha no meio da mata onde todos puderam observar várias espécies de plantas rasteiras até árvores com mais de 15m de altura, contando com várias espécies de orquídeas, bromélias, aroeiras, cactos entre outras. No outro ponto da reserva munidos de água, protetor solar, tênis e muita disposição os estudantes percorreram a trilha da restinga com cerca de 1 km até a praia passando por pontos importantes e conhecendo o ecossistema de laguna, brejo e taboa. Na praia aprenderam um pouco mais sobre a importância da preservação desse local que conta com placas de energia solar, lixeiras de coleta seletiva e centro de vivência para palestras e cursos.

Os alunos ainda visitaram no centro da cidade o Planet Sub, local onde puderam observar diversos animais marinhos em alguns aquários e mergulhar junto com peixes de várias espécies.

O lazer acompanhado do conhecimento e sensibilização é de extrema necessidade para a geração que cresce nesse momento e que servirá de exemplo aos seus familiares e às gerações futuras. Quanto maior for o trabalho nas escolas, o apoio da família e as práticas sustentáveis em nosso cotidiano, maiores será a contribuição à natureza ao nosso bairro, ao nosso estado, ao nosso planeta!

























    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir