Categoria Vírus & Cia  Noticia Atualizada em 02-11-2011

Filomena Quitiba brilha nas invenções
Alunos do Filomena Quitiba – Piúma vão parar em Olinda com novas invenções
Filomena Quitiba brilha nas invenções
Foto: Luciana Máximo

Por Luciana Maximo
Eles dão trabalho, eles aborrecem de vez em quando, eles agitam, eles correm, eles aprontam, mas eles inventam, e inventam com categoria de um cientista. Estamos falando dos estudantes. E os da EEEFM "Professora Filomena Quitiba" em Piúma deram um show nas invenções.

Orientados por professores da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, alunos do Ensino Fundamental e Médio produziram protótipos que brilharam na 8ª edição da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia, realizada no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lucia. No local, diversos expositores apresentaram produtos que facilitam a rotina e ajudam a preservar o meio ambiente. Da cabeça desses inteligentes meninos e meninas de 13 e 17 anos saíram um protótipo de um lava-jato inteligente – Uma alternativa sustentável, a Ecobike - A bicicleta ecológica que ajuda na limpeza de ruas e avenidas, o Hidrólise – O hidrogênio ainda vai mover o mundo e Soluções Econômicas na Construção Civil - Inovação e Sustentabilidade.

Depois de tanta criação, as honrarias merecidas. Levou o I º lugar na Semana de Ciência e Tecnologia, o Lava-jato, o 2º lugar a Ecobike, representando o Ensino Médio e o 1º do Ensino Fundamental, o projeto Hidrólise. Não é que os alunos representando o Filomena foram desembarcar em Olinda – PE. E lá participaram da 17ª Mostra Nacional de Ciência Jovem,que aconteceu no Espaço Ciência em Olinda mostrando para o Brasil que Piúma além das Conchas e o Monte Aghá têm alunos que se destacam nas invenções. "Foi uma experiência que trouxe um crescimento enorme", ressaltou a professora de Química Chirlei de Fátima Rodrigues que acompanhou os alunos na viagem.

A professora Chirlei em entrevista disse que a Escola Filomena já participa de projetos há mais de 20 anos na área de Ciências e Tecnologia. A partir dessa iniciativa, os alunos criam os trabalhos para apresentação para a comunidade local. "Há três anos, tomamos conhecimento da Mostra Estadual e começamos a enviar os projetos que são selecionados na escola. Enviamos esse ano 13 trabalhos e desses, quatro foram selecionados, dois em 1º lugar e um em 2º. Para área que desenvolve esse projeto na escola com objetivo de incentivar a Ciência, alcançamos o objetivo. Ficamos muito satisfeitos com a participação dos meninos (a), tanto na Mostra de Vitória quanto na de Olinda, porque eles se empenharam totalmente", empolgou-se a professora.

A diretora da Escola, Fabiane Rodrigues Taylor Costa muito orgulhosa dos alunos inventores sintetizou a realização gloriosa dos discípulos. "O adolescente ter a visão de criar algo para melhorar o mundo é ótimo, mas saber conviver com as pessoas é melhor ainda, eles trabalharam juntos, em equipe. Esses alunos se entregaram de corpo e alma, não tiveram férias de julho, eles ficaram as férias todas fazendo esses projetos e quando eles chegaram lá que ganharam, foi super emocionante para a escola. Os professores foram imprescindíveis, parabéns a todos", parabenizou a diretora.

O que dizem os inventores

Totalmente à vontade, os novos inventores, ainda trêmulos com tantas premiações, nos receberam na Biblioteca da Escola e contaram como foi o passo a passo para a criação da Ecobike. Mateus Lapa, aluno do 3º ano contou detalhes da Ecobike. "Tentamos focar na questão do meio ambiente devido os frequentes desastres naturais. Resolvemos criar uma bicicleta que recolhe lixo. Fomos somando as ideias de cada um do grupo e fizemos um triciclo modificado. Para nós o resultado é muito gratificante". Jeferson Duarte, também aluno do 3º ano ficou no grupo que projetou o Lava-Jato inteligente. "De início imaginamos um lava-jato com um elevador, depois somamos outras ideias e pensamos em um lava-jato com um filtro atrás para reutilizar a água e então fomos inovando a parte de encanamentos, a parte hidráulica com elevador. Pensamos em tecnologia e inovação, visando o lado da sustentabilidade", comentou.

Explicou Aline Ferreira, da turma do lava-jato que a ideia do invento é para projetar em grandes metrópoles. "Nosso trabalho foi feito para as grandes cidades, porque não poderíamos implantar esse lava-jato dentro de Piúma, o custo é bastante alto por ser sustentável. Mas se alguém se interessasse pelo invento poderíamos fazer novas adaptações, como o reaproveitamento de água. O nosso projeto tem muito mais a crescer, só que por enquanto essa é a nossa base", disse.

Como crescer sem agredir o meio ambiente, foi à preocupação do grupo de Yuri Mendonça, do 3º ano ao abordar Economia Sustentável. "Nosso grupo que desenvolveu o projeto Economia Sustentável, se baseou em maneiras de buscar uma economia maior financeira não agredindo tanto meio ambiente. Querendo ou não, onde passamos a maior parte do nosso tempo, é na nossa casa. Buscamos meios que sejam fáceis de ser feito e não impactariam tanto. Dividimos nosso trabalho em três, falamos sobre economia de energia elétrica, criamos uma coluna para muro, com economia entre 30 a 40% de massa, porque o cimento emite muito CO 2 e fizemos uma adaptação com água pluvial, onde captaria água que seria aproveitada para irrigar mini plantações, hortas", detalhou o estudante. Fundamental brilha também Empolgada com a participação em Olinda-PE, Aline fez questão de ressaltar e deixar um recado aos próximos inventores. "É importante essa participação porque acaba por incentivar os próximos alunos, uma vez que estamos deixando a escola, para que eles façam projetos ainda melhores. Eu que tive a oportunidade de ir a Vitória e Olinda, comparei os trabalhos. Em Vitória achei os trabalhos mais bem elaborados do que os de Olinda, que era em nível nacional".

A turma do Fundamental também sabe inventar com muita categoria, levou o 1º lugar a 8ª série, com o Hidrólise. "Eu ajudei na parte técnica, já que precisavam de colaboração nessa área. Cada um foi oferecendo ajuda no que tinha mais habilidade. Eu nunca havia participado de um projeto deste, gostei. Esse é meu primeiro ano aqui, achei ótimo", salientou Davi Sabadine Lorencini. Também satisfeito com os resultados, Luiz Guilherme Santos Lascosques, que ajudou na invenção do Hidrólise comentou que o grande barato é criar o projeto, como fizeram e não receber pronto das mãos de professores.

"É bom lembrar que em outras escolas os professores às vezes oferecem o projeto pronto para o aluno colocar em prática, aqui no Filomena a gente que inventa". Yan Soares de Araújo relatou que tudo mudou no meio do caminho, "no início pensamos em uma forma de gerar combustível com hidrogênio, que já existe. Logo em seguida, decidimos criar uma forma de energia de forma simples a partir do hidrogênio, utilizando a água do mar, que temos em abundância. Foi muito estranho no começo, todo mundo tremendo, o resultado foi bom", declarou.

Confira as foto do Evento

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Luciana Maximo    |      Imprimir