Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-11-2011

Nova soltura de pingüins em Anchieta nesta sexta-feira
Nesta sexta-feira (11), por volta das 4 horas, dez pinguins-de-magalhães partem de Vila Velha para o balneário de Iriri, em Anchieta.
Nova soltura de pingüins em Anchieta nesta sexta-feira
Foto: IEMA

Nesta sexta-feira (11), por volta das 4 horas, dez pinguins-de-magalhães partem de Vila Velha para o balneário de Iriri, em Anchieta, onde serão soltos em alto mar. As aves foram encontradas nos últimos meses em praias do Estado e passaram por um período de reabilitação. Esta será a segunda vez que estes animais serão devolvidos ao mar na costa do Espírito Santo.

O objetivo é que eles sigam a corrente marinha rumo ao seu habitat natural, a Patagônia.

A primeira operação deste tipo realizada no Estado ocorreu em outubro de 2011. Ambas as ações são fruto da parceria entre o Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (LEMA), o Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM), em conjunto com a Voz da Natureza; o Instituto Jacarenema de Proteção Ambiental (INJAPA); e a Windive.

A experiência inédita serviu para que os profissionais aprimorassem o método de soltura. Até o momento de caírem no mar, as aves irão ingerir aproximadamente 40 peixes para garantirem reserva de energia. Todos os pinguins estão marcados com anilhas de metal e poderão ser identificados por pesquisadores que, eventualmente, os encontrarem. O mesmo procedimento foi adotado em outubro.

Em 2011, a reabilitação das aves encontradas no Espírito Santo foi realizada em um alojamento próximo ao Farol de Santa Luzia, em Vila Velha. O terreno foi cedido por uma empresa privada. Além do LEMA, o IBAMA também contribuiu dando suporte para um melhor atendimento aos pingüins enquanto estiveram no Espírito Santo.


    Fonte: IEMA
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir