Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 09-01-2012

Ilha dos Franceses: um paraíso marinho na costa capixaba
Dentre as ilhas as margens do litoral capixaba a Ilha dos Franceses, localizada em Itapemirim é uma das mais belas e visitadas por turistas em busca de uma diferente alternativa, aliando aventura e lazer.
Ilha dos Franceses: um paraíso marinho na costa capixaba
Foto: José Rubens Brumana

Seus dois mil metros quadrados escondem riquezas da flora e da fauna. Na Toca do Judeu existe um morcego marinho que é raro entre as espécies. No passado durante a tentativa de invasão dos franceses em terras capixabas foi ponto de parada dos bucaneros. Lamentável, poderíamos ser colonizados por franceses, mas isso é outra história. Como o antigo farol que data do começo do século passado um dos poucos em atividade no Estado. Uma única prainha é o local mais seguro de desembarque. No verão escunas saem de Itaóca, Itaipava e Piúma em diversos horários. São quatro km de distância dos balneários itapemirinenses. A marca predatória do homem já pode ser notada nesse paraíso. A ilha serviu de pontaria para disparos de canhões. Até marinheiros que deveriam preservar a ilha deixaram suas grafias nas pedras do paraíso ecológico. Suas águas límpidas e cristalinas tornaram atrativo para aulas de mergulho. O local é piscoso e possui um poço com água potável. Diz a lenda que foram piratas franceses que cavaram em busca do preciso líquido. Como também um túnel onde esconderam tesouros. A Toca que seria tal local tem é muito morcego e serpenteado de suas devidas fezes.. Moradores antigos garantem que no passado um pescador levou cabritos para a ilha. Hoje não se ouve nem seu berro. Quando aventureiro passei um final de semana nos Franceses contemplando uma reluzente lua cheia e degustando peixe assado. Coisa mais linda de se presenciar. Belos Tempos.

O empresário e proprietário do site Maratimba Adriano Costa Pereira e seu tio Delmar Pereira já fizeram a travessia a nado da ilha até a praia de Itaóca. Adriano afirma ser a ilha um dos locais mais paradisíaco do Estado. O super maratonista Delmar se prepara para o desafio de percorrer a nado dos Franceses até a Ilha da Itaputera em Marataízes. Vamos no barco dando a maior força.















    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  José Rubens Brumana    |      Imprimir