Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 16-01-2012

O fantasma do rio Itapemirim.
Ong apoia Teatro na praia.
O fantasma do rio Itapemirim.
Foto: Marcello Messias

"Grupo Maratimba de Teatro" encena hist�ria fantasmag�rica da Bacia Hidrogr�fica do Rio Itapemirim.

A ONG "Caminhadas e Trilhas Peserve" apresenta o "Grupo Maratimba de Teatro" com entrada franca para assistir a estreia do espet�culo "O Fantasma do Rio Itapemirim", nos pr�ximos dias 19 e 24 de janeiro, �s 20 horas, dentro do "Projeto Cultura na Pra�a", na Praia Central de Marata�zes.

A iniciativa � uma proposta de Cultura Ambiental voltada para a preserva��o da Bacia Hidrogr�fica do Rio Itapemirim, suas nascentes e afluentes, partida de uma ideia do presidente da Ong, Jo�o Luiz Madureira Junior e do fiscal ambiental e teatr�logo Marcelo Sonsim. O grupo � formado por artistas que residem na cidade de Marata�zes, e que apostaram na id�ia de investir tempo e dinheiro em arte voltada para a Cultura Ambiental.
"O Fantasma do Rio Itapemirim" � um espet�culo infanto-juvenil de 45 minutos, referenciado nas t�cnicas do teatro ancestral de dois mil anos antes de Cristo, no Antigo Egito, usado para animar e comunicar ideias e necessidades daquela sociedade. Atentos �s tend�ncias mundiais do teatro de anima��o e utilizando as t�cnicas do "Teatro de Bonecos Habit�veis", os atores dramatizam a hist�ria do surgimento do Rio Itapemirim, desde os tempos diluvianos, a partir de uma lenda ind�gena brasileira (Tor�), at� o momento atual em que est� mortificado pelo terr�vel fantasma do poder econ�mico e pol�tico.

O texto homenageia o famoso cronista cachoeirense, Rubem Braga, atrav�s de uma releitura liter�ria. As m�scaras, figurino e adere�os da montagem vieram do Canad�, com apoio da empresa do cachoeirense Felipe Mignoni, a sonoplastia foi produzida pelo m�dia e publicit�rio Marcelo Garruth, e, a produ��o de arte das fotografias foram realizadas debaixo de chuva, no cais da Barra de Marata�zes, no casar�o do Pal�cio das �guias e nas ru�nas do Trapiche pelo produtor cultural Marcelo Messias.

Disse o ator e artista pl�stico Ricardo Paes, morador da localidade do Siri, quem faz o papel do fantasma, personagem principal do espet�culo que, "O Teatro de Bonecos Habit�veis ganha exist�ncia no palco por meio do movimento, narra hist�ria e transcende a realidade, metamorfoseando o real em momentos de magia e sedu��o. Mas ele tamb�m tem um alto potencial educativo, podendo se converter em poderoso instrumento nas m�os de um bom educador", disse Ricardo.

J� o autor da pe�a e fiscal ambiental Marcelo Sonsim, disse "Escrevi esta pe�a pensando na Bacia Hidrogr�fica do Rio Itapemirim, porque a �gua � um recurso indispens�vel a nossa sobreviv�ncia e preserva��o da vida. Este recurso natural est� cada vez mais caro, para n�s consumidores e, contaminado por a��es impactantes do homem. Hoje, n�o � s� a escassez de �gua que nos preocupa mas, tamb�m sua toxicidade. S�rios problemas de abastecimento de �gua em diversas regi�es do Brasil, j� s�o identificados e conhecidos por todos pela imprensa. Recentemente, em Marata�zes, neste �ltimo ano de 2011, tivemos muitos preju�zos com a seca e muitos agricultores me procuraram para buscar solu��es e irrigar suas lavouras. Infelizmente, hoje, todo o Pa�s s� tem olhos para o petr�leo e o g�s. Mas n�o beberemos nenhum destes recursos. Por isto, nosso maior desejo � nos apresentarmos em todas as cidades que comp�em a Bacia, desde Laginha, em Minas Gerais, onde o rio nasce, at� o cais da Barra, em Marata�zes, onde ele desemboca", conta o diretor Marcelo Sonsim.

Para o presidente da Ong Caminhadas e Trilhas Preserve, Jo�o Luiz Madureira Jr, "� preciso que alguns empres�rios acreditem que vale a pena investir sua marca em Arte e Cultura, pois a��es de Marketing Cultural propiciam visibilidade e credibilidade para qualquer empresa que associe sua marca ao Teatro, conquistando valores como respeito de seu p�blico alvo, modernidade, compet�ncia e responsabilidade s�cio-ambiental", disse Jo�o Luiz.

A pe�a estr�ia em Marata�zes e seguir� turn� por v�rias cidades do Estado. Contatos para apresenta��es pelo e.mail: [email protected]

SERVI�O:

Pe�a: "O Fantasma do Rio Itapemirim"
Companhia e Elenco: Grupo Maratimba de Teatro
Texto e Dire��o: Marcelo Sonsim
(ator, diretor, escritor, professor especialista em gerenciamento de projetos e fiscal ambiental)
Releitura Textual de: Rubem Braga (cronista)
Estreia: Ricardo Paes (artista pl�stico e ator)
Bonecos e Adere�os: Felipe Mignoni (empres�rio)

Fotografia: Marcello Messias (fot�grafo e produtor cultural)
Assist�ncia de Dire��o: Luciano Pereira
(ator, diretor, escritor, professor especialista em L�ngua Inglesa e empres�rio cultural)
Sonoplastia e M�dia: Marcelo Garruth (m�dia e publicit�rio)
Composi��o de Imagem de Arte: Roberto Carlos Farias
(ator, professor especialista em Literatura e Bacharel em Artes Visuais)
Produ��o Executiva: F�bio Rocha
(ator, professor especialista em Literatura e produtor cultural)
Coreografia e Express�o Corporal: Marcelo Sonsim
Aderecista carnavalesco: George Rodrigues (Hair Designer)
Projeto Gr�fico: Marcelo Messias
Apoio Institucional: ONG Caminhadas e Trilhas Preserve

Local: Tenda Cultural, Praia Central, Marata�zes
Datas: 19 e 24 de janeiro
Hor�rio: 20 horas
Entrada Franca



























    Fonte: Marcello Messias
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir