Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 13-02-2012

Exposição Em Marataízes Resgata Fragmentos Da História Do Espírito Santo
Um trabalho que vem sendo realizado há dois anos pelos amigos, o historiador Luciano Retore de Moreno e Dr. Gustavo Mezher, a Exposição Fragmentos e Relíquias Arqueológicas do Baixo Itapemirim vêm recebendo visitantes diariamente desde a sua abertura na ú
Exposição Em Marataízes Resgata Fragmentos Da História Do Espírito Santo
Foto: Assessoria de Comunicação PMM

Sempre ativa, a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Marataízes abriu as portas do Palácio das Águias para receber a Exposição Fragmentos e Relíquias Arqueológicas do Baixo Itapemirim, na noite da última terça-feira (07).

A história de meados do século XIX e início do século XX, é retratada através dessa exposição que reúne uma coletânea de objetos resgatados em escavações realizadas no Baixo Itapemirim, pelos amigos, o professor e historiado Luciano Retore de Moreno e Dr. Gustavo Mezher. Cerca de dois anos de trabalho e o público tem o privilégio de conhecer verdadeiros tesouros históricos. "Todos os domingos nos reunimos para garimpar esses tesouros. Cada objeto encontrado é um pedaço da história que será preservada." Diz o historiador.

Parte dos objetos encontrados pertenceu ao Joaquim Marcelino da Silva Lima (Barão de Itapemirim), um influente nobre que contribuiu diretamente com o desenvolvimento do Espírito Santo, destaque para os municípios de Itapemirim e Marataízes, atualmente emancipada. São objetos pessoais, decorativos, móveis, utensílios domésticos, porcelanas, partes da alvenaria do Palácio das Águias e Trapiche. Há, ainda, muitos objetos utilizados pelos escravos. "Essas relíquias resgatam a memória importantes da nobreza e da escravidão daquela época." Diz Luciano.

A Exposição permanece aberta ao público até o dia 31 de março, de segunda a sexta, nos horários de 12 as 18 horas. Aos sábados, de 10 as 14 horas. Escolas interessadas poderão agendar visitas através do telefone da Secretaria de Cultura: (28) 3532-4474. "Imperdível a exposição. Esses objetos têm uma grande importância para o resgate da nossa história, vale a pena visitar."finaliza do Secretário de Cultura, Cléber Júnior Pereira Bento.





















Dr. Gustavo Mezher, professor e historiador Luciano Retore de Moreno e o secretário de cultura, Cléber Júnior Pereira Bento. Os responsáveis pela Exposição Fragmentos e Relíquias Arqueólogicas do Baixo Itapemirim, que acontece até dia 31 de março no Palácio das Águias.




    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir