Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 17-02-2012

Núcleo de Apoio à Saúde da Família é inaugurado em Marataízes
A Prefeitura de Marataízes através da Secretaria de Saúde inaugurou na noite desta quarta-feira (15), as 18 horas, a sede do Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF.
Núcleo de Apoio à Saúde da Família é inaugurado em Marataízes

A solenidade contou com a presença de autoridades, comunidade e profissionais da área da saúde.

Situada próximo à Pracinha do Erivelton, a unidade passa a ser uma referência no atendimento médico, disponibilizando à população as especialidades na área de pediatria, ginecologia, fonoaudiologia, psiquiatria, psicólogo e ainda, um amplo centro de fisioterapia. O NASF oferece ainda atendimento de enfermagem, triagem e uma brinquedoteca.

Criado pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde, mediante a Portaria GM n° 154, de 24 de janeiro de 2008, o programa é implantado nos municípios que já ofereçam atendimento médico através das unidades de ESF (Estratégia Saúde da Família), ampliando a abrangência das ações na atenção básica. Marataízes alcançou essa meta no final de 2011 com a implantação da oitava unidade de ESF em Boa Vista.

Coordenado pela enfermeira Emanuelle Cevidanes, a unidade também promoverá grupos de apoio e campanhas, seguindo o calendário do Ministério da Saúde. "O NASF atuará como um suporte para atenção básica. Queremos um atendimento completo e não fragmentado em todas as fases do ciclo da vida da nossa população.", diz Emanuelle.

Segundo o Secretário de Saúde, Carlos Azevedo, Marataízes vive um dos melhores momentos em diversas áreas e na saúde não é diferente. "Ter um NASF significa um grande avanço na saúde do nosso município. A demanda aumenta a cada dia e a implantação dessa unidade tende a melhorar a promoção da saúde, mostrando que o município está avançando de forma positiva." Enfatiza do secretário.

De acordo com o prefeito municipal que também é médico, a unidade representa uma vitória para a saúde pública de Marataízes. "Quero parabenizar o secretário de saúde e toda a sua equipe pelo empenho. Fico muito satisfeito em ver o emprego correto do dinheiro público e como médico sei o quanto a presença do NASF para Marataízes será importante na promoção da saúde." Diz.

O atendimento na unidade será de segunda a sexta-feira, das 7:00 as 16:00 horas.







































    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir