Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 02-03-2012

Auxílio-natalidade: mais um benefício oferecido pela Prefeitura de Itapemirim
A Prefeitura Municipal de Itapemirim, por meio da Secretaria de Assistência e Defesa Social, a partir do mês de fevereiro, passou a oferecer o auxílio natalidade. Inicialmente, a assistência consiste na doação de enxoval para o recém-nascido.
Auxílio-natalidade: mais um benefício oferecido pela Prefeitura de Itapemirim
Foto: Assessoria de Comunicação PMI

O pagamento do benefício eventual é previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) – art. 22, Lei 8742/93. Além do auxílio, a lei determina que a Secretaria de Assistência Social elabore um plano de monitoramento das famílias atendidas. Em Itapemirim, as mulheres beneficiadas pelo programa recebem acompanhamento do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A psicologa do CRAS, Mariles Reis de Oliveira, é a responsável por conduzir o Grupo de gestantes "Futura Mamãe". O acompanhamento psico social é realizado através de quatro encontros, que acontecem uma vez por semana. Durante as reuniões Mariles debate assuntos que as próprias gestantes escolhem. Ao final dos encontros o acompanhamento, quando necessário, passa a ser individual.

"Durante a gestação a mulher passa por uma série de mudanças e a adaptação pode gerar ansiedade, insegurança e medo para quem a vive. Durante nossas reuniões além da obtenção de mais informações e conhecimento sobre os assuntos sugeridos por elas, existe a troca de experiência, de emoções e a integração do grupo. Uma apoia a outra e juntas encontram formas de organizar seus sentimentos", ressaltou a Psicóloga.

Para terem direito ao auxílio-natalidade, as mulheres devem ter renda familiar de até um salário mínimo, estarem frequentando o acompanhamento pré-natal e com gestação a partir do 6º mês. As inscrições são feitas no CRAS, de segunda-feira a quinta-feira, de 09 horas às 11:30 horas e das 13 horas ás 16 horas.









    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir