Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-03-2012

Dia 08 de março: Dia Internacional da Mulher
Itapemirim conclama mulheres para festejarem seu dia.
Dia 08 de março: Dia Internacional da Mulher
Foto: greensense.com.br

Dia 08 de março é mundialmente conhecido como o Dia Internacional da Mulher. Em Itapemirim a data não vai passar em branco. Atendendo a solicitação da Prefeita Municipal Norma Ayub Alves, uma programação alusiva ao dia foi elaborada pelas Secretárias de Assistência e Defesa Social Riane Alves, Saúde Fabiana Donato, Turismo e Lazer Luciá Sampaio.

Dentro da programação que acontecerá das 13:00 às 17:00 na Praça Domingos José Martins, acontecerão apresentações musicais com crianças do PETI, COMUDI; realização de orientações voltadas para questões relacionadas às mulheres, como o auto exame da mama para detecção de câncer, coleta de material para preventivo de câncer de colo de útero, distribuição de preservativos, dentre outros.

"Nossa preocupação com a saúde das mulheres é constante. Nossa Secretarias colocaram à disposição das mesmas, diversos serviços. Neste dia pretendemos enfatizar a importância de tratarmos de forma mais enfática uma das temáticas que é de grande relevância a Lei Maria da Penha que trata da violência praticada contra a mulher e que deve ser denunciada", frisou Norma Ayub Alves.

"Idealizamos também, um "Cantinho da Beleza" para que a profissional Andréia especializada em corte de cabelo Andréia possa dar um "trato" no look das participantes interessadas em mudar o visual", frisou Riane Alves.

A Secretária Fabiana Donato, afirma que sua equipe estará a postos para atender a demanda no dia 08 de março e diz também que em casos de outras necessidades, as mulheres serão encaminhadas às unidades de saúde do município.

Para encerrar a tarde de atendimento e confraternização, as mulheres receberão, de lembrança bombons com cartão comemorativo.


Porque se comemora o dia internacional da mulher?

Mundialmente vinculada às reivindicações femininas por melhores condições de trabalho, justiça e igualdade social, a passagem do Dia Internacional da Mulher, é um momento de reflexão sobre os abusos históricos contra as mulheres, mas também sobre as conquistas e mudanças sociais conseguidas.

Exemplo da violência recente sofrida pela mulher aconteceu este ano, em Anapu, no Pará, quando a irmã Doroty foi cruelmente assassinada por pistoleiros.

Ela lutava pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia e foi morta barbaramente em defesa dos ideais daqueles qua a tinham como mulher atuante.

Desvincular as lutas e conquistas da mulher a cada ano que passa não é possível, pois a própria criação do Dia Internacional da Mulher surgiu a partir de um episódio trágico, marcado e causado pela histórica repressão das mulheres.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir