Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 12-03-2012

Turma do bem realiza a primeira triagem em Itapemirim
A Turma do bem surgiu em 1995, quando Dr� Fab�o Bibancos devido a ocasi�o do lan�amento de seu livro (Um sorriso feliz para seu filho -CLA Editora), foi convidado a realizar palestras em escolas particulares e, depois, da rede p�blica.
Turma do bem realiza a primeira triagem em Itapemirim

Nas escolas p�blicas, as m�es mostravam a situa��o bucal dos filhos, e a preven��o j� n�o adiantava mais. Ele ent�o resolveu unir 15 colegas e, juntos, passaram a atender gratuitamente alguns casos em seus consult�rios. Assim surgiu a id�ia que hoje se tornou a maior rede de voluntariado especializado do mundo: o DENTISTA DO BEM. A rede atualmente conta com mais de 10 mil dentistas volunt�rios e 22 mil beneficiados.

E em Marata�zes e Itapemirim a Turma do Bem est� se consolidando, com quase todos os Dentistas da regi�o cadastrados, formando ent�o uma rede Voluntariada com v�rias especializa��es e ainda parcerias com Laborat�rios de Pr�teses,Clinica Radiol�gica e o apoio de uma Dental.

No dia 09 de mar�o, foi realizada a primeira Triagem na regi�o de Itapemirim na Escola Municipal de Ensino Fundamental Narciso Ara�jo, situada na Vila- centro ,onde foram examinadas 150 crian�as e jovens (de 11 a 17 anos) pela Dr� Bianca Machado Bahiense - Coordenadora da Turma do Bem em Marata�zes e Itapemirim . Nessa oportunidade, a Dr� Bianca pode identificar atrav�s do exame visual, a triste condi��o bucal das crian�as dessa regi�o, problemas que afetam n�o apenas a sa�de, mas tamb�m a vida social dessas crian�as e jovens em quest�o. Estes pacientes ser�o selecionados por grau de necessidade, aqueles com problemas bucais graves, os mais carentes e pr�ximos do primeiro emprego t�m prioridade no atendimento. Estes ter�o tratamento odontol�gico gratuito at� que completem 18 anos, realizado no consult�rio particular do pr�prio dentista volunt�rio, sendo o tratamento de car�ter curativo, preventivo e educativo.

No site da Turma do Bem, encontramos alguns Document�rios (http://turmadobem.com.br/br/index.php/documentarios/), o primeiro curta-metragem da TdB � o "DENTE POR DENTE" que conta a hist�ria de Alex, um garoto pobre e que n�o sorri devido aos dentes comprometidos. Uma de suas professoras encaminha uma carta para a TdB, e a partir disso sua vida sofre uma reviravolta. O document�rio mostra o preconceito contra quem n�o possui dentes saud�veis. Ap�s essa triagem em Itapemirim a Dr� Bianca relatou que pode identificar v�rios "Alex�s" (se referindo ao personagem principal do document�rio Dente por Dente � da Tdb), meninos e meninas t�midos, sem perspectivas e com seus sorrisos roubados pela dor e falta de est�tica. Por tudo isso a Turma do Bem chega a essa regi�o com as seguintes miss�es e valores: Promover solu��es de acesso a tratamentos odontol�gicos, valorizar e mobilizar os profissionais para uma nova conduta socioambiental e principalmente fazer pelo outro o que far�amos pelo nosso filho. A partir dos pr�ximos meses essas Crian�as e jovens selecionados na triagem, j� come�am a chegar aos consult�rios dos Dentistas cadastrados de Itapemirim.

Se voc� � Dentista ou tem uma Clinica radiol�gica, laborat�rio de Pr�tese e pode ajudar nessa "Rede do Bem" se junte a essa Turma ligue: 28 3532.2417 ou 28 98860604 �falar com a Dr� Bianca , aguardamos seu contato pois n�s podemos fazer o BEM da maneira e com o Dom que temos, por que "Sua profiss�o n�o � aquilo que traz para casa o seu sal�rio. Sua profiss�o � aquilo que foi colocado na Terra para voc� fazer com tal paix�o e tal intensidade que se torna chamamento espiritual." (Vincent van Gogh).Para mais informa��es: www.turmadobem.org.br















    Fonte: Dr� Bianca Machado Bahiense(CRO_5661)
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir