Categoria Geral  Noticia Atualizada em 16-03-2012

“No palco da Vida”: Entrevista com Ivny Matos, artista e empresária em Itaipava
Recomeçar é seu tema predileto, depois de passar por Vitória, Ouro Preto e Rio de Janeiro, a calçadense Ivny Matos Gonçalves, agora desfruta dos bons ares da Praia de Itaipava, no município de Itapemirim.
“No palco da Vida”: Entrevista com Ivny Matos, artista e empresária em Itaipava
Foto: Bárbara Pérez

Recomeçar é seu tema predileto, depois de passar por Vitória, Ouro Preto e Rio de Janeiro, a calçadense Ivny Matos Gonçalves, agora desfruta dos bons ares da Praia de Itaipava, no município de Itapemirim. Num papo regado a café, queijo e deliciosas pamonhas, conversei com minha companheira e conterrânea sobre o passado, seu presente (um lindo bebê) e o futuro que sonha.

Bárbara- Sobre sua vivência artística, o que mais te marcou?
Ivny- A descoberta do que realmente é a arte, pra que ela serve e sua prática no dia-a-dia.

Bárbara- Sim, mas o que é a arte?
Ivny- Minha forma de me aproximar de Deus, me comunicar com o mundo e transformá-lo, pois arte é revolução, senão, não é!
Bárbara- E onde se deu sua experiência?
Ivny- Por todo lugar onde vivi, minha expressão era artística. Em Calçado, nos grupos de dança e comunidades religiosas, em Vitória, no meu primeiro Grupo de Teatro (Cia Urgente de Teatro), em Ouro Preto quando fui estudar Artes Cênicas na Federal, eu era toda expressão.E o Rio foi o ápice: participei de inúmeros grupos de teatro, estudei muito, participei da fundação de movimentos artísticos na Lapa, tive programas de Rádio, participei de saraus por toda a cidade, dizia poemas pelas ruas, estudava poesia.Vivia a Poesia.E curtia muita praia também, né?
Bárbara- Mas qual é sua formação realmente?
Ivny- Me formei em Comunicação Social, com habilitação em Rádio TV, na Faesa em Vitória, depois cursei até o sexto período de Direção Teatral na Federal de Ouro Preto...
Bárbara- Mas soube que você trabalhou com a Marinha do Brasil...
Ivny- Sim, fui convidada pelo Almirante Bentinho, o então responsável pela Tropa de Reforço dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, para prestar serviço como produtora, mestre cerimônia e escritora em eventos especiais, oferecidos por eles, na Ilha das Flores sua sede em Niterói. Foi maravilhoso!Devo este contato a você, né, Dona Bárbara?!

Bárbara- E a Ivny mãe?
Ivny- Bom, quando engravidei, resolvi voltar à minhas origens, São José do Calçado. Minha família estava passando um tempo lá ...foi muito importante esta volta depois de 13 anos fora.Lá eu curti minha gravidez perto da família, recebendo todo carinho e apoio e cheguei até a fazer uns trabalhos bem interessantes na área de Produção Cultural. Mas ser mãe é algo que apenas se é não se explica...
Bárbara- E Itaipava?
Ivny- Itaipava é namoro antigo... Temos casa aqui há 13 anos, passei muitos verões, curti muito esta praia e agora voltamos pra ficar. Quero que Davi curta muito o Mar, este clima de praia, o ar de liberdade que o litoral nos dá.
Bárbara- E sobre o presente... Então você agora é empresária?
Ivny- Digamos que agora eu esteja empresária. Aconteceu esta oportunidade de comprar uma escola. Vi aí a possibilidade de concentrar minhas atividades e desenvolver projetos que já tinha ou já havia começado em outros lugares. Chama-se OFICINA DO TRABALHO, fica no centro de Itaipava. Já temos lá Cursos de Informática e Profissionalizantes da EasyComp e já implantei o curso livre de Inglês, uma parceria com o Professor Marcelo Sonsino, que está sendo um sucesso!
Bárbara- E pro futuro?
Ivny- Ah! O céu é o limite, pretendo ampliar cada vez mais os cursos, sempre com o foco no conhecimento, tendo como pilares da escola a Tecnologia, as Artes e o Meio Ambiente. Em breve começo a dar aulas de Teatro.
Bárbara- E o que você pensa do momento que vive o município de Itapemirim?
Ivny- Penso que estes empreendimentos sejam inevitáveis, fazem parte do tipo de evolução que a humanidade vem investindo,tenho fé que a administração municipal não deixará que aconteça aqui, o que aconteceu em Macaé. Para isso acredito em um sério investimento de caráter preventivo nas áreas de Artes, Cultura e Educação. E que este investimento esteja á altura dos 450 milhões que serão aplicados nos portos de logística.


Bárbara- E agora, fala poeta!
Ivny- Bom, vou dizer um poema meu que gosto muito:
"Eu digo: Sim!
Quero um poema daqueles
Ou qualquer coisa
Pois não há
Música cantada que grite
Tinta que registre
Palco que dure
Droga que areje
Preciso inventar arte outra que de vez me encarete
Ou me desconfigure e refaça
E que eu renasça flor, pedra
Pão!"
Frase- "Isso de ser exatamente o que se é ainda vai nos levar além!" (Paulo Leminsk).
Contatos:

OFICINA DO TRABALHO- 28 3529 1411
[email protected]
WWW.blogdaivny.blogspot.com













    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Bárbara Pérez    |      Imprimir