Categoria Geral  Noticia Atualizada em 29-03-2012

Especialização que vai do campo à indústria
Tratoristas da Usina Paineiras participam de curso para aprimoramento de novas tecnologias na área de plantio e colheita de cana
Especialização que vai do campo à indústria
Foto: Edsea Bonan

Até chegar à Usina Paineiras, a cana-de-açúcar cultivada no Sul do Espírito Santo passa por um longo processo no campo. Além de todos os envolvidos para garantir a produtividade da lavoura, sem uma peça fundamental todo esse trabalho não teria sucesso. Aquele funcionário que está presente desde o preparo do solo até o transporte da matéria-prima para a indústria. Estamos falando do tratorista.

A profissão antiga ainda é muito valorizada nos dias atuais. Afinal, com a mecanização da produção, o tratorista também participa do preparo do solo, do plantio das mudas, do cultivo e do corte, transportando a cana até a usina. Mão de obra fundamental e que deve estar sempre atualizada a fim de auxiliar no processo de produção.

E para garantir ainda mais a qualificação de seus tratoristas, a Usina Paineiras promove nesta e na próxima semana um curso de operador de trator. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), 60 funcionários da Usina vão ter a oportunidade de reciclar seus conhecimentos.

Durante o curso, os funcionários terão aulas sobre normas de segurança na condução, funcionamento do motor, estrutura do trator e mecânica. "Com esse treinamento esperamos que o operador passe a conhecer a máquina mais a fundo. Dessa forma, ele vai poder identificar os limites do veículo, evitando possíveis quebras e manutenções, diminuído também o risco de acidentes", explica o gerente de mecanização agrícola da Usina Paineiras, André Fagundes.

Uma maneira de preparar melhor o funcionário que exerce um papel fundamental em toda a cadeia produtiva da cana-de-açúcar. "Esta é uma profissão muito importante e, atualmente, está escassa no mercado de trabalho. Por isso é importante valorizá-la. A empresa, promovendo cursos como este, investe no profissional, que estará cada vez mais capacitado para o mercado de trabalho", completa o gerente.






    Fonte: Assessoria de Imprensa da Usina Paineiras
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir