Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-04-2012

Saúde lança programa de Terapia Comunitária e inicia capacitação de 60 “terapeutas comunitários”
Com a presença do prefeito Edival Petri, aconteceu no dia 9 de abril o lançamento do programa de Terapia Comunitária pela Secretaria de Saúde de Anchieta.
Saúde lança programa de Terapia Comunitária e inicia capacitação de 60 “terapeutas comunitários”
Foto: Assessoria de Comunicação PMA

O evento foi realizado no CRAS(Centro de Referência de Assistência Social). A metodologia inovadora foi desenvolvida pelo médico psiquiatra Adalberto Barreto em Fortaleza (CE). O médico virá a Anchieta para o programa de capacitação. A apresentação do programa foi feita pelos psicólogos Maurino Silva e Heldo Armond, ambos terapeutas comunitários e instrutores do Centro de Formação em Governador Valadares, Minas Gerais. A expectativa é que, em um ano, os terapeutas comunitários possam realizar oficinas para cerca de18 mil pessoas, em todas as comunidades de Anchieta.

"A metodologia já está sendo aplicada com sucesso no Nordeste e no Sul do Brasil, e em estados como Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Anchieta é o primeiro município capixaba a implantar essa nova ferramenta", diz Fayer Fonseca, secretário municipal de Saúde. Segundo Fayer, os relatórios indicam que 85% das demandas por atenção médica são resolvidas nas próprias comunidades, através da troca de experiências promovida pela Terapia Comunitária.

A capacitação começa no dia 15 de maio e terá 360 horas/aula com a participação de 60 pessoas previamente selecionadas.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir