Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-04-2012

Casas Populares: em Itapemirim o sonho da casa própria torna-se realidade
A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência e Defesa Social colabora com o bem estar e a melhoria da qualidade de vida das comunidades do Município, auxiliando os cidadãos mais carentes e garantindo que suas necessidades básicas sejam ate
Casas Populares: em Itapemirim o sonho da casa própria torna-se realidade
Foto:Divulgação PMI

Um dos programas que mais vem se destacando na atual administração é sem dúvida a realização do sonho da casa própria. O Projeto Unidades Habitacionais, "Moradia com Dignidade", está resgatando a esperança de muitas famílias.

Com recursos próprios e também através de convênios com a Caixa Econômica Federal, com o Instituto de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Idurb-ES) e com a Secretaria de Estado do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (SETADES), mais de 200 famílias de Itapemirim já foram beneficiadas.

Dentre as casas populares construídas ou reformadas está o conjunto habitacional que foi entregue em março de 2011 na Sede do Município, o "Namitalla Ayub", com 166 moradias.

Além do Namitalla, outras casas populares também foram construídas no interior e no litoral do Município.

Uma das famílias que recebeu com muita alegria e gratidão as chaves da nova residência das mãos da chefe do executivo, Norma Ayub Alves, foi a de Raquel Cabral, moradora do Limão. Da velha casa de estuque para a linda casa de alvenaria: "quantas vezes precisei pedir abrigo para os meus vizinhos com medo de minha casa cair sobre meus filhos e agora esta porta está fechada, faz parte do passado", afirmou a dona de casa.

Mas o trabalho em prol do bem estar e da qualidade de vida das comunidades itapemirinenses não parou por aí. No início deste ano a Prefeitura licitou R$ 1.491.436,50 (um milhão quatrocentos e noventa e um mil quatrocentos e trinta e seis reais e cinquenta centavos) para a construção e/ou reformas de casas para famílias carentes do Município e assim, dar continuidade ao Programa "Moradia com Dignidade".

O projeto é realizado através da parceria entre as Secretarias de Assistência e Defesa Social e de Obras. Com este valor estima-se a construção/reforma de mais de 200 moradias e todas as localidades do Município serão beneficiadas.

Algumas reformas já foram iniciadas, como é o caso da dona de casa Luci Costa do Nascimento, que morava em um imóvel com mais de 100 anos no Bairro Santo Antônio, sem colunas e por não terem condições financeiras de fazer os reparos necessários, a casa corria o risco de desabar.

"Eu tinha pavor de ficar em casa, principalmente em épocas de chuvas. Estava correndo risco do teto cair em cima de mim e da minha família, mas graças a Deus e com a ajuda da Prefeitura minha casinha está sendo reformada e logo estará pronta. Peço muito a Deus que continue abençoando e iluminando a Prefeita Norma, toda sua família e seus servidores, todos muito atenciosos comigo. Em Itapemirim, nunca tivemos o que temos hoje, progresso e cuidado. Queria muito que ela continuasse administrando nossa cidade, mas infelizmente a lei não permite, então espero que o outro que vier continue com o trabalho dela e seja tão humano e caridoso quanto a nossa querida Prefeita", declarou Dona Luci.

Outra casa que está quase pronta é a de Maria Selma Nunes Costa e do seu marido, Joacir Costa.

Moradores da Vila, o casal morava de favor no porão da residência da irmã do Sr. Joacir, dividido em dois cômodos. Recebendo apenas um salário mínimo e o benefício do Bolsa Família, a dona de casa acredita que não teriam condições de terminar de construir o seu próprio imóvel.

"Minha cunhada tem nos ajudado muito. Foram 29 anos morando de favor e há um tempo atrás ela nos doou um pedaço de terra e começamos a construir aos pouquinhos. Estava tudo muito difícil e se não fosse o total apoio da Prefeitura não terminaríamos. Hoje a casa já está quase acabada, faltam poucas coisas, mas já estamos morando aqui. Agradeço todos os dias e peço a Deus que continue iluminando e permitindo que a Prefeita ajude mais famílias. Tenho muitos conhecidos que assim como nós, estão sendo beneficiados com este projeto" comentou Maria Selma.

Em Itaipava, a casa de Iago Nascimento e Ana Paula Cardoso também está sendo construída com os recursos do Projeto "Moradia com Dignidade".

Em outubro do ano passado uma forte chuva atingiu o sul do Espírito Santo e Itapemirim sofreu bastante com o temporal, que causou muitos estragos no Município. O casal, que morava nos fundos da casa dos pais da Ana Paula, acabou perdendo tudo. "Estávamos conquistando nossas coisas, construindo nossa casinha, mas com a chuva perdemos tudo e teríamos que começar do zero se não fosse o apoio da Prefeitura", comentou Iago que, junto com a família, tiveram que abandonar a casa que corria o risco de desabar.

Hoje, o casal e o filho adotivo aguardam ansiosos para a entrega da chave da nova casa.

"Temos muito o que agradecer esta administração. Eles nos apoiaram em um dos piores momentos de nossas vidas, quando ficamos sem nada por causa do temporal. Dois dos nossos maiores sonhos também só foram possíveis porque a Prefeita nos ajudou. Ano passado participamos do Casamento Comunitário, foi uma cerimônia maravilhosa. Tivemos tudo: festa, roupas, maquiagem, bolo... Agora ganhamos a casa. Vamos ter lugar para todo mundo: para mim, meu marido e meu bebê, que vai ter um lindo quarto só para ele", disse contente Ana Paula.

Estes são apenas alguns depoimentos de famílias itapemirinenses que, com a ajuda da Prefeitura, terão o sonho da casa própria realizado, um novo futuro, uma nova página de suas histórias que começa a ser escrita.

"Durante estes anos à frente da Administração Municipal construímos e reformamos várias casas em todos os cantos de Itapemirim. Conseguimos ajudar famílias que sozinhas, talvez não teriam condições de realizarem o sonho da casa própria, mas ainda temos mais famílias que precisam ser ajudadas, que vivem em situação de risco e merecem e terão uma qualidade de vida melhor", destacou a chefe do executivo, Norma Ayub Alves.

Em Itapemirim é assim, o Município segue transformando a vida da população e investindo acima de tudo no desenvolvimento social de toda região.




























    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir