Categoria Politica  Noticia Atualizada em 26-04-2012

Vereador assume a Prefeitura de Kennedy
O munic�pio de Presidente Kennedy j� tem, ao menos temporariamente, novo prefeito.
Vereador assume a Prefeitura de Kennedy
Foto: jornalfato.com.br

O presidente interino da C�mara Municipal, Jaderci de Oliveira (PMDB), assumiu o cargo. A possibilidade de interven��o do governo estadual no munic�pio, entretanto, ainda n�o est� afastada, mas n�o deve ocorrer em menos de 15 dias, prazo dado aos vereadores - que foram notificados ontem(25) - para se manifestar sobre o pedido feito pelo Minist�rio P�blico.

O munic�pio estava ac�falo h� uma semana, desde que o prefeito Reginaldo Quinta (PR) foi preso, acusado de chefiar quadrilha que desviou R$ 50 milh�es da Prefeitura. No dia seguinte, o vice-prefeito Edson Nogueira (PSD) teve o mandato cassado pela Justi�a, por n�o residir no munic�pio e exercer fun��o p�blica tamb�m em Apiac�. O terceiro na linha de sucess�o, o presidente da C�mara, Dorley Font�o, e outros tr�s vereadores, todos tamb�m membros da mesa diretora da Casa de Leis, tamb�m foram afastados por ordem judicial, por suspeita de envolvimento no esquema criminoso. Ontem(25), os cinco vereadores restantes na C�mara se reuniram, ao meio dia, com o presidente do Tribunal de Justi�a, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, para tratar da situa��o do munic�pio.

Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justi�a, os vereadores comunicaram que retornariam a Presidente Kennedy para decidir, entre eles, a composi��o da nova mesa diretora da C�mara Municipal, visando � regulariza��o do funcionamento dos servi�os p�blicos na cidade. Ficou decidido que o novo presidente do Poder Legislativo Municipal assume a Prefeitura e o vice-presidente ficar� no comando da C�mara.

A reportagem tentou, sem �xito, contato com os vereadores. Eles fizeram um acordo para que nenhuma entrevista seja concedida at� a completa defini��o do quadro institucional em Presidente Kennedy.

Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal de Justi�a do Estado, a reuni�o entre os vereadores e o desembargador Pedro Valls Feu Rosa aconteceu de portas fechadas.

C�mara

Os vereadores Jaderci de Oliveira, Jacimar Marvila, T�rcio Jord�o Gomes, Jos� Carlos Barreto de Ara�jo e Gelson Fernandes Firmo, atualmente, s�o os �nicos representantes do Legislativo Municipal.

Dorlei Font�o da Cruz, Manoel de Abreu Jos� Fernandes, Clarindo de Oliveira Fernandes, e Vera L�cia de Almeida Terra, tiveram seus mandatos suspensos por suspeita de envolvimento no esquema de corrup��o apurado pela Pol�cia Federal.

Os mandatos seguem suspensos enquanto durar a instru��o do processo investigativo ou at� nova delibera��o judicial.

O caso

Presidente Kennedy completaria hoje oito dias sem prefeito. Na opera��o realizada na semana passada pela Pol�cia Federal, o prefeito municipal, Reginaldo Quinta (PTB), foi preso juntamente com outras 27 pessoas, acusado de forma��o de quadrilha e desvio de R$ 50 milh�es dos cofres p�blicos.

A quadrilha, segundo a pol�cia, era formada pela sobrinha do prefeito, que acumulava a chefia de tr�s secretarias municipais, al�m do procurador geral do munic�pio, integrantes da comiss�o de licita��o, empres�rios e dois policiais militares, sendo um deles o comandante da Guarda Municipal. Um membro da executiva estadual do partido pol�tico do prefeito tamb�m � suspeito de envolvimento no esquema criminoso.

Os acusados poder�o responder pelos crimes de corrup��o ativa e passiva, advocacia administrativa, prevarica��o, peculato, falsidade ideol�gica, forma��o de quadrilha e lavagem de dinheiro, al�m de crimes espec�ficos previsto na Lei de Licita��es (lei 8.666/93).

A opera��o, batizada de Lee Oswald � nome do homem apontado como o assassino do presidente norte americano John F. Kennedy � teve o objetivo desarticular a organiza��o criminosa respons�vel por fraudes em licita��es, superfaturamentos, desvio de verbas, al�m de pagamentos indevidos em contratos de servi�os e compra de materiais no Esp�rito Santo.

    Fonte: jornalfato.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir