Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-05-2012

Hoje (07) tem Orçamento Participativo em Nova Esperança
Os moradores da comunidade Nova Esperança, em Anchieta, recebem hoje (07) a reunião do Orçamento Participativo. O encontro irá acontecer na escola da comunidade.
Hoje (07) tem Orçamento Participativo em Nova Esperança
Foto: Divulgação

As assembleias serão realizadas sempre às 19h, de acordo com um calendário programado que estende até o dia 16 de maio. A próxima reunião será na quarta-feira (09), no auditório do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), com a comunidade de Morro da Caixa Dágua.

A Prefeitura de Anchieta irá realizar um total de 27 encontros, ouvindo 54 comunidades rurais, urbanas e do litoral. Mais de mil pessoas já foram ouvidas pelo Orçamento Participativo, que recolhe solicitações para serem executadas e inseridas no Orçamento de 2013.

O prefeito de Anchieta, Edival Petri, e os secretários de Governo e Infraestrutura, Jakeline Petri Salarini e Flávio Sant’Anna, respectivamente, irão participar de todos os encontros. Ainda, outros técnicos da Prefeitura irão aproveitar para levar informações às comunidades.

Importância do Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo (OP) é um importante instrumento de complementação da democracia representativa, pois permite que o cidadão debata e defina os destinos de uma cidade. Nele, a população decide as prioridades de investimentos em obras e serviços a serem realizados a cada ano, com os recursos do orçamento da Prefeitura.

Para o prefeito, o OP estimula o exercício da cidadania. "Com essa ferramenta criamos o compromisso da população com o bem público e a co-responsabilização entre governo e sociedade sobre a gestão da cidade", disse Petri.

Cada comunidade, a pedido da administração, elegeu dois delegados do OP, titulares e suplentes, sem vínculos com órgãos púbicos, que é responsável em acompanhar o processo das obras e serviços solicitados nos encontros. As obras sugeridas pelos moradores irão compor um relatório e será uma das prioridades para 2013.

Desde 2006, a Prefeitura de Anchieta implantou a ferramenta no município. De lá para cá, 115 obras, sugeridas pelos moradores, foram executadas, num total de R$ 15 milhões de investimentos. Outras, ainda estão em fase de construção ou de elaboração do projeto. Escolas, quadras poliesportivas, unidades de saúde, calçamento e centro de convivência foram algumas obras sugeridas pelas comunidades.

"O OP permiti que o cidadão entre em sintonia com a administração municipal, dando-lhe a oportunidade de conhecer as receitas e despesas da sua cidade e de participar da distribuição destes recursos", disse a secretária de Governo, Jakeline Petri Salarini.

Comunidades já ouvidas:

Goembê, Itajobaia, Belo Horizonte, São Mateus, Baixo Pongal, Embocica, São Lourenço, Itaperoroma Alta, Itaperoroma Baixa, Pé do Morro, Simpatia, Serra das Graças, Jabaquara, Limeira, Jaqueira, Duas Barras, Dois Irmãos de Olivânia, Olivânia, Córrego da Prata, Dois Irmãos, Alto Joeba e Pongal, Mãe-Bá, Iriri, Boa Vista, Subaia, Inhaúma, Recanto do Sol, Parati, Ubú, Alvorada e Justiça I, Nova Anchieta, Planalto, Vila Samarco, Castelhanos, Ponta dos Castelhanos, Justiça II, Portal de Anchieta, Cantagalo, Guanabara, Nova Jerusalém, Chapada do A e Monteiro.

Comunidades que serão ouvidas:

Nova Esperança (07/05); Caixa D’Água (09/05); Porto de Cima, Morro da Penha (14/05) e São Pedro (16/05); Quitiba, Coqueiro, Novo Horizonte (data a definir);

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir