Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-05-2012

BATE PAPO – Saúde e sucessão em Marataízes
Hoje vamos fazer um bate papo diferente, pois vai contar com a presença ilustre do colunista e amigo Zé Rubens.
BATE PAPO – Saúde e sucessão em Marataízes
Foto: José Augusto

Renato Alves – Hoje vamos fazer um bate papo diferente. Quem acompanha o Maratimba já se acostumou a ler os Bate Papos realizados tão somente entre eu e Mario Moreira, hoje, contudo, nosso Bate Papo será diferente, pois vai contar com a presença ilustre do colunista e amigo Zé Rubens.

Hoje vamos bater um papo a respeito do anúncio de fechamento da maternidade do Hospital Santa Helena e sobre a sucessão ao Executivo municipal de Marataízes. Vamos iniciar nossa conversa abordando como vai ficar a situação da Saúde da população em face a nova a situação do Hospital e Maternidade Santa Helena. O que você acha dessa situação Mario?

Mario Moreira – Infelizmente faltou traquejo político por parte da Administração de Marataízes tendo em vista que a população rural do balneário saíra muito prejudicada pela distância que agora terá que percorrer até a nova maternidade que funcionará no hospital de Itaóca, isso sem contar que não há ônibus direto do interior até o hospital que funciona em outro município. E você Zé Rubens, o que acha dessa situação?

Zé Rubens – segundo soube recentemente, a justificativa governamental dada para o fechamento da maternidade no Santa Helena foi que teria havido uma interdição do local pela Vigilância Sanitária. Esta informação, que me chegou através de membros do Conselho de Saúde apresenta uma contradição, uma vez que também sabemos que neste mesmo Santa Helena foi autorizado o funcionamento e a realização de partos particulares. E aí Renato?

Renato Alves – eu vejo esta questão de uma forma mais complexa que a simples discussão do funcionamento ou não da maternidade. A muito que alerto que o Santa Helena está sendo morto aos poucos a fim de ser entregue como galinha morta a iniciativa privada. Sabemos que há muito que o hospital é um saco sem fundos de arrecadação de dinheiro público. Muito antes dessa atual polêmica, desde a época em que ninguém sabia quem era o dono do hospital, que ali já era enterrado rios de dinheiro público. Só para se ter uma ideia, até para criação de uma UTI completa já houve repasse de dinheiro público, lógico a UTI até hoje não existe. A questão se mantém ainda nos dias de hoje, o assunto do momento agora é: serão mantidos os valores repassados pela municipalidade de Marataízes ao hospital? A cidade repassava ao hospital quase cem mil reais, para poder contar, dentre outros serviços, com a maternidade, o que não haverá mais, de forma que fica a questão, continuaremos a bancar o Santa Helena da mesma forma? Mudando de assunto, e a propalada sucessão municipal?

Mario Moreira – o eleitor ganhou muito com a entrada de Rudinho na disputa para prefeito de Marataízes. De cara ele acabou com a polarização entre Jander e Toninho. Percebo que a população espera um prefeito que assuma decisões e compromissos e com uma visão mais ampla da administração pública. Essa eleição será mais uma a ficar na história da cidade.

Renato Alves – Com a decisão de Dilcea de caminhar com Rudinho creio que o jogo foi novamente embaralhado e todos estão aptos a disputar o pleito com reais chances de vitória. Mas para mim quem mais está perdendo nestas eleições é o atual prefeito, que está vendo, dia após dia, o amplo leque de apoio duramente conquistado ao longo de três anos, sendo enormemente desfeito na reta final do mandato. É claramente percebível que muitos dos que o estavam acompanhando não mais estão, e alegam que isso decorre de compromissos não cumpridos, o que na política é algo bastante complicado.
Zé Rubens – um outro ponto a ser ressaltado nesta eleição é a disposição que novas lideranças estão demonstrando em torno da disputa ao executivo municipal, tais como Rudinho, Dilcea e Jaiminho. Deve ser também sublimado essa atual aproximação de partidos antagônicos (PSDB, DEM, PT e PSB) em Marataízes, um acordo que contraria as históricas e harmônicas coligações até então vividas. O que pode impossibilitar futuras aproximações em eleições vindouras, sem contar que pode haver racha e descontentamento entre militantes das bases dos partidos, sobretudo os de esquerda e centro-esquerda, mais ideológicos por natureza.

Mario Moreira – meus caros colegas, creio eu que por tudo isso já colocado, esta eleição será uma das mais disputadas. Analisando pleitos passados é facilmente observável que erros cometidos no passado estão sendo novamente efetivados no presente, como exemplo, a atual novela em torno da escolha do nome do vice na chapa governista. Esse enredo, que atualmente já teve vários nomes como protagonistas, foi um dos que ajudou na derrota de Toninho na última eleição. Já o prefeito Jander dispensou, até agora, ao menos duas grandes lideranças para compor em sua chapa como vice. Creio que da mesma forma Toninho terá novamente problemas na escolha do seu vice. Por outro lado, quem nesta reta final de composições está demonstrando maturidade política é Rudinho, que afinando com Dilcea embaralhou o jogo, zerou o placar e segue firme na união das lideranças desgostosas com a atual situação política da cidade.

Renato Alves – O bom dessa história toda é que a gente percebe que a comunidade maratimba está em massa engajada na política, fato facilmente percebível nas redes sociais, tais como no facebook, onde já existem diversos grupos de discussão sobre as questões relacionadas a cidade de Marataízes. Isso demonstra que Marataízes está evoluindo neste quesito.

Zé Rubens – é mais um ciclo que se encerra no momento em que podemos ter uma vitória de candidatos diretamente não ligados ao ciclo da emancipação de Marataízes. Novas ideias, novos projetos, isso é sempre bom para a democracia.
Até o próximo Bate Papo.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir