Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 18-05-2012

Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina
Amanhã, sábado, dia 19 de maio, acontece a Campanha Estadual de Vacinação Antirrábica em Itapemirim. Serão disponibilizados oito pontos de vacinação em todo Município. A ação acontecerá de 08 horas às 16 horas.
Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina
Foto: Divulgação

Quem tem cão ou gato deve anualmente vacinar os animais contra a raiva. Para os moradores se programarem, fiquem atentos para os pontos de vacinação distribuídos pelo Município:

• Itaipava: ESF – Unidade de Saúde

• Itaoca: Escola Leopoldino Rocha e Praça de Itaoca

• Vila: Secretaria Municipal de Saúde – Departamento de Saúde Público

• Campo Acima: Escola Municipal Anacleto Jacinto

• Graúna: ESF – Unidade de Saúde (8 horas às 12 horas) e Creche (12 horas às 16 horas)

• Garrafão: ESF – Unidade de Saúde

Conforme a Secretária de Saúde, Fabiana Donato, a ação busca criar uma barreira imunológica capaz de interromper a transmissão da doença que atinge a raça canina e felina para o ser humano.

"Quando houver casos de acidentes envolvendo estes animais, a pessoa deve ser encaminhada imediatamente ao serviço de saúde mais próximo. O animal deve ser observado por um período de 10 dias, alimentado normalmente, mas caso morra ou desapareça, a Vigilância Sanitária deve ser informada o mais rápido. Neste caso os cuidados com o paciente necessitam reavaliação e o tratamento será alterado" ressaltou Fabiana.

Raiva - A raiva é uma zoonose viral que se caracteriza como uma encefalite progressiva aguda e letal. Todos os mamíferos são suscetíveis ao vírus da raiva e, portanto, podem transmiti-la.

A transmissão ocorre pela inoculação do vírus contido na saliva do animal infectado, principalmente pela mordedura e/ou lambedura de feridas ou mucosas.

O vírus penetra no organismo, multiplica-se no ponto de inoculação, atinge o sistema nervoso periférico e, posteriormente o sistema nervoso central. A partir daí dissemina-se para vários órgãos e glândulas salivares, onde também se replica e é eliminado pela saliva das pessoas ou animais infectados.

É extremamente importante realizar a vacinação preventiva dos animais domésticos, cães e gatos, com uma dose anual, (desde que tenham idade superior a 3 meses de idade) evitando assim que a doença seja transmitida ao ser humano.

Para mais informações procure a Vigilância Sanitária na Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura ou entre em contato pelo número (28) 3529-6472


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir