Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-05-2012

Entrevista com Secretário de Cultura de Marataízes
Confira a entrevista com o Secretario de Cultura e Patrimônio Histórico, Cleber Júnior Pereira Bento.
Entrevista com Secretário de Cultura de Marataízes
Foto: Hélio Barboza

- Passados dez meses de sua posse, qual a sua avaliação dos trabalhos realizados à frente da área cultural de Marataízes?

"Assumir a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico foi um grande desafio, pois era uma Secretaria recém-criada, sem referências e com poucos recursos. Nossa antecessora (Samantha Souza Oliveira, ex-Secretária municipal) teve um grande desafio de estruturar a pasta, e nos deixou um bom legado para que pudéssemos dar continuidade ao trabalho. Apesar das dificuldades, sempre tive o apoio incontestável do prefeito Jander, que permitiu que montássemos uma excelente equipe para concretização dos nossos projetos."

- E como foi administrar uma Secretaria com poucos recursos?

"A minha experiência política permitiu que enxergássemos, durante todos esses anos, que o setor público deve sempre caminhar junto com o setor privado. Daí a busca de parcerias para alavancar nosso trabalho, fórmula esta que tem dado certo. Outro fator preponderante para o sucesso dessa gestão foi o apoio das mídias, como importante ferramenta de divulgação dos nossos projetos.

- Dentre este, quais os projetos que você destaca?

"São tantos os projetos concluídos e outros ainda em andamento que fica difícil enumerá-los. Mas entre estes destaco as parcerias, tais como a 1ª Mostra Áudio Visual Histórico-Cultural, realizada junto com o Governo do Estado, na pessoa do Sr. Renato Casagrande e o Secretário de Estado da Cultura, Frei Paulão; a Tenda Cultural, que foi um dos destaques do verão 2012 na Praça Central de Marataízes; e o Sarau da Cultura, realizado mensalmente no Palácio das Águias, e que já caminha para sua 9ª edição, agora em junho.

- Percebe-se que, na maioria das ações da Secretaria de Cultura, existe uma grande preocupação em valorizar o artista da terra.

"Esse é um desejo tanto da nossa parte quanto do nosso prefeito, que sempre solicita este empenho na valorização de nossos artistas. Marataízes tem um grande potencial artístico, e temos buscado oferecer oportunidades para que estes artistas divulguem seus trabalhos, sem contar que ao mesmo tempo criamos ótimas opções de entretenimentos para turistas e moradores. Uma prova disso é que estamos produzindo um CD com músicas de Marataízes, compostas e interpretadas exclusivamente por artistas locais.

- E qual a sua grande aspiração, ou melhor, seu maior projeto dentro da Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico?

"Com certeza, o Centro de Referência da Juventude, que funcionará na Antiga Oficina da Estrada de Ferro, na Barra do Itapemirim. Este importante patrimônio histórico está sendo recuperado pela municipalidade, com recursos próprios, e abrigará este Centro, que é o 3º do Estado e o maior deles; suas atividades serão destinadas à ocupação e preparação da nossa juventude, como forma de preservar os jovens dos malefícios das ruas. Neste Centro teremos diversas oficinas, tais como inclusão digital, artes marciais, dança, teatro, fotografia e outras atividades. Lá também teremos um auditório, com acomodação para cerca de 250 pessoas, onde acontecerão apresentações musicais, teatrais, palestras, e outros eventos do gênero. Acredito que o Centro já esteja em funcionamento no segundo semestre deste ano.

- Você foi vereador por 02 mandatos, logo depois tentou uma vaga na Assembléia Legislativa, quando obteve uma expressiva votação, mas resolveu não se candidatar a vereador para as próximas eleições. Por que esta decisão?

"Sou presidente municipal do PSB há vários anos. Com a chegada do partido ao comando do estado, com o governador, 05 secretários de estado, 03 deputados estaduais e 02 federais, me senti na obrigação de ajudar Marataízes, fazendo uma parceria entre o governo estadual e a prefeitura. Esta parceria vem dando certo, haja vista a quantidade de projetos oriundos da administração estadual aqui no município. Através de nosso contato, o governador Renato Casagrande tem demonstrado uma grande simpatia pela administração do prefeito Jander, criando assim um bom trâmite entre o município e o estado.

- E daqui para frente, o que você pretende fazer?

"O PSB integra hoje um conjunto de 15 partidos que fazem parte do projeto de reeleição do prefeito Jander, para dar continuidade aos avanços alcançados em todos os setores da sociedade. Acredito que tanto eu quanto nosso partido poderemos contribuir e muito com o futuro de Marataízes. Afinal de contas "em time que está ganhando não se mexe, se melhora".


Luiz Carlos Ciciliotti – Chefe da Casa Civil, José Affonso Coelho, Jander Nunes Vidal – Prefeito de Marataízes, Professor Cleber – Secretário Municipal de Cultura, Governador Renato Casagrande, Tadeu Marino – Secretário Estadual de Saúde. Foto de Hélio Barboza.





    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir