Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 28-05-2012

Marataízes terá centro de atenção para dependência química
Em parceria com o Governo Federal, Marataízes terá em breve atendimento especializado para dependentes químicos por meio do projeto CAPS AD, disponibilizado pelo Ministério da Saúde para municípios com mais de 20 mil habitantes.
Marataízes terá centro de atenção para dependência química
Foto: Divulgação PMM

Em fase de implantação no município de Marataízes o CAPS AD – Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas, por meio da Prefeitura Municipal de Marataízes e a Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo Federal. O local de funcionamento será no prédio do antigo CTT (Centro de Tratamento de Toxicômano), em construção ao lado do Centro de Convivência Renascer, em parceria com o Governo do Estado.

O CAPS AD é um projeto terapêutico e tem por objetivo propiciar assistência integral ao dependente do álcool e outras drogas, sendo uma porta de entrada para o tratamento através do SUS – Sistema Único de Saúde. A atenção será diária e o paciente após uma triagem será encaminhado para um ambiente preparado onde encontrará acolhimento, tratamento e desintoxicação das síndromes de abstinência, promovendo a adesão ao tratamento e trabalhando com a questão de reinserção social e família. O projeto terá, ainda, suporte psiquiátrico, clínico, psicológico, terapia ocupacional e cuidados de enfermagem ao dependente químico.

O projeto é uma grande conquista para o município, no qual a Secretaria Municipal de Saúde buscou mais eficácia na promoção de políticas públicas que de fato venha a oferecer o apoio necessário ao cidadão que enfrenta um diagnostico de dependência química e por não encontrar um caminho e nem auxílio necessário, acaba marginalizado na sociedade.

Financiado pelo Ministério da Saúde do Governo Federal, o CAPS AD será um serviço de saúde aberto e comunitário, funcionando como um local de referência para o tratamento aos dependentes químicos de Marataízes. Outras ações envolvendo ações de conscientização através de palestras e seminários também serão desenvolvidas, para usuários e familiares.

Por ser um serviço ambulatorial, o projeto tem por finalidade integrar uma rede de atenção, substituindo à internação do paciente, realizando ações de assistência por meio de medicação, terapias, oficinas terapêuticas, atenção familiar. O atendimento será feito por profissionais capacitados e é importante ressaltar que, além dos casos encaminhados, o CAPS AD estará aberto a demanda espontânea e nenhum procedimento será feito contra a vontade do dependente.

"Atualmente temos convênios com várias clinicas de internação para usuários de drogas. Vejo a iniciativa da implantação do CAPS AD como um grande avanço na saúde. Nada melhor que oferecer esse apoio ao dependente químico sem privá-lo do convívio familiar, que é a base para o sucesso de qualquer tratamento. Estamos trabalhando para colocar em funcionamento o mais rápido possível esse projeto, que sem dúvidas beneficiarár muitos cidadãos que sofrem com alguma dependência química", finaliza a Secretária de Saúde, Ivilisi Soares.







    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir