Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-05-2012

Casamento comunitário, “o GRAN FINALE” em praça pública de Itapemirim
Histórias compartilhadas há 24 anos, outras há 12.
Casamento comunitário, “o GRAN FINALE” em praça pública de Itapemirim
Foto: Divulgação PMI

O tempo não importava, o sonho maior de 50 casais que vivem em Itapemirim foi concretizado em grande estilo na Praça Domingos Martins, um dos principais logradouros públicos da cidade.

História de conto de fadas, romance?

- Não, um breve relato de um emocionante acontecimento. O Casamento Comunitário.

A FESTA

A realização da sexta edição deste importante projeto social concretizou sonhos e ideais de pessoas que há muitos anos viviam maritalmente juntas mas não possuíam condições financeiras para arcarem com os custos do casamento no civil e finalmente conseguiram, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Defesa Social, entrarem de braços dados em direção ao altar montado ao ar livre.

"Nossa, para mim é um dia de princesa ou de rainha. Poder vestir este lindo vestido com longa calda, colocar em minha cabeça o véu com a coroa de pedrarias e ir ao encontro de meu esposo, é tudo de mais lindo que a atual administração poderia realizar em minha vida", falou emocionada Orlanda da Silva que oficializou sua convivência com o companheiro Orlando. Ambos moradores do interior do Município.

E foi um dia de princesa mesmo para as cinquenta noivas que receberam de presente do Município vestidos, produção de cabelo e maquiagem.

O auditório do CRAS - Centro de Referência de Assistência Social foi devidamente preparado para dar suporte para o "making off" da produção das noivas.

De acordo com a coordenadora do projeto deste ano, a Assistente Social Maria Augusta Gava, todos os detalhes foram rigorosamente pensados: lanche, almoço, água fresca e até terapias de relaxamento e brincadeiras. Tudo para deixar as nubentes mais tranquilas na hora tão esperada, a do Sim.

E o horário foi rigorosamente cumprido. Às 18:00, no tapete vermelho estendido na Rua das Palmeiras, ao som da marcha nupcial noivas e noivos entraram em direção a uma nova vida, agora compartilhada sob as bênçãos do Pastor Juarez, amigos e familiares.

Sentadas nas primeiras fileiras das cadeiras, sob as tendas brancas, em meio a lírios, gérberas, crisântemos e margaridas. O cenário da decoração foi idealizado para atender uma proposta de casamento campal: decoração leve, sem muitas cores, porém clássica para não contrapor com a exuberância da centenária Matriz Nossa Senhora do Amparo e a beleza da Praça revitalizada pela atual gestão pública.

Logo no início da solenidade, a palavra foi passada para a Prefeita Municipal Norma Ayub Alves que não escondeu o tom de despedida ao falar da saudade que já começa a sentir de seu trabalho em prol do social. Fez um breve relato sobre a realização de casamentos comunitários realizados em anos anteriores, agradeceu o apoio incondicional do Presidente da Assembleia Legislativa, o Deputado Ferraço que muito contribuiu para a abertura das portas da Unidade Materno Infantil do Hospital Menino Jesus e desejou que no próximo ano Itapemirim possa dar continuidade a projetos de grande relevância social como o Casamento Comunitário.

Com lágrimas nos olhos ela externou, mais uma vez, seu imenso amor por sua terra natal, relembrou seu amado pai Odilon Alves que um dia lhe fez o pedido de gerir com excelência o município tão amado por ele também.

"Tudo que é sonhado com amor, idealizado com carinho e responsabilidade não poderia ter outro resultado que não fosse o sucesso". Hoje começo a sentir a dor de dizer tchau, pois adeus não falo nunca. Pretendo voltar aqui e ratificar que a cidade continua caminhando a passos largos para a continuidade rumo ao desenvolvimento, pois plantamos esta semente e alguém muito especial colherá os frutos". Relatou emocionado ao mesmo tempo em que foi ovacionada pelo público estimado em mais de 3 mil pessoas.

A Prefeita também foi homenageada por seus conterrâneos. Nos braços da moradora Arlinda estavam rosas vermelhas que foram entregues em meio a um forte abraço e palavras de gratidão.

"Eu amo esta Prefeita que não faz diferença de pessoa rica ou pobre, ao contrário é perto de nós, os menos favorecidos que ela gosta de ficar. Por isso merece toda nossa homenagem e carinho", finalizou a moradora do bairro Rosa Meirelles.

Em clima de felicidade eterna, este poderia ser apenas mais um conto de final feliz, porém, o enredo perpassa outros fatos que envolvem vidas, trabalho e desenvolvimento de uma geração que atua como protagonistas de uma história que não é conto de fadas mas uma linda realidade compartilhada por 250 casais que participaram de seis casamentos comunitários, que atuam como coadjuvantes de uma administração que trabalho tendo a certeza que a força desta terra vem de sua Gente.




































    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir