Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-05-2012

Em breve inauguração da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Itapemirim
A Prefeitura de Itapemirim sabe o quanto é importante a preservação e a educação ambiental e por isso vem investindo cada vez mais no meio ambiente e no desenvolvimento sustentável.
Em breve inauguração da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Itapemirim
Foto: Divulgação PMI

Uma das preocupações é a administração do lixo, que hoje é uma das grandes aflições em todo o mundo e os catadores são atores gerenciadores de extrema importância para a preservação do planeta.

O Município conta com vários trabalhadores que coletam materiais recicláveis e pensando em melhorar suas condições de trabalho a Administração Municipal, através da Secretaria de Meio Ambiente, desde dezembro de 2011, vem colocando em prática o programa de Coleta Seletiva "Nada se perde, tudo se recicla", que mudará a vida destes itapemirinenses e o rumo do "lixo" no Município.

O programa, pioneiro na região sul do Espírito Santo, vem com a missão de formalizar o trabalho dos catadores, com a criação da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Itapemirim, a ASCAMARI e também conscientizar os moradores do Município da importância, facilidade e necessidade de separarmos o lixo e entregarmos para a reciclagem, com o projeto, "Onde você vê lixo, a gente vê oportunidade".

Atualmente os catadores do Município atuam de forma individual e informalmente, estando sujeitos a preços fora do mercado e a condições inadequadas de trabalho. Com a criação da cooperativa, os catadores associados deixarão de agir por conta própria e passarão a trabalhar de forma coletiva, proporcionando mais dignidade, melhores condições de trabalho, maior renda e garantia dos seus direitos.

Terça, 29 de maio, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, reuniu-se com os membros da Associação para juntos organizarem os últimos detalhes para o dia tão esperado, a inauguração da Sede da ASCAMARI, inicialmente programada para 14 de junho.

De início o projeto piloto da coleta seletiva será realizado no distrito de Itaipava, região que concentra estimativamente 40% da população de Itapemirim e que na alta temporada recebe muitos turistas, aumentando a quantidade de lixo produzido. Mas o objetivo principal é ampliar o serviço de coleta para todo o Município.

"É um programa audacioso que tem como meta reciclar pelo menos 80% do lixo de Itapemirim. Os métodos e técnicas utilizados no projeto piloto na localidade de Itaipava serão testados, avaliados e ajustados para depois estender para todo o território municipal", declarou a Secretária de Meio Ambiente, Poliana Freire.

A Sede da Cooperativa funcionará em Itaoca, na rua do imóvel onde funcionava o antigo Arenas e contará com toda a infraestrutura necessária, o que facilitará o trabalho dos catadores. Os equipamentos foram adquiridos pela Prefeitura e serão cedidos para a ASCAMARI. Atualmente já foram investidos cerca de R$ 130.000,00 (cento e trinta mil reais).

"Estamos atuando em conjunto com estes trabalhadores e a Prefeitura irá apoiá-los em tudo, além dos maquinários, do apoio técnico e aluguel da Sede, continuaremos dando total assistência. Serão ofertados cursos de capacitação e qualificação para os catadores. Já foi aprovado também a compra de um terreno para a construção da sede própria da ASCAMARI e foi autorizada a aquisição de um veículo que prestará serviços para a cooperativa e facilitará a coleta dos materiais recicláveis. É um processo demorado, mas aos poucos a Associação será totalmente equipada e eles poderão caminhar sozinhos. Além da parceria com a Prefeitura, a Associação poderá buscar convênios com mais empresas e empreendedores", ressaltou a Secretária.

Mas para que o desenvolvimento da ASCAMARI caminhe para o sucesso, a participação dos moradores do Município será de grande importância e um trabalho de conscientização começará a ser feito para que as pessoas conheçam melhor e colaborem com o projeto "Onde você vê lixo, a gente vê oportunidade".

Para ajudar basta que a população adote atitudes simples como separar todo o lixo. Ao contrário do que muitos imaginam, não é preciso separar os recicláveis em vidro, plástico, metal e papel, este trabalho será feito pelos catadores. O certo e essencial é separar apenas o lixo seco (papel, papelão, embalagens Tetrapark, vidro, PET e plásticos em geral) do lixo úmido (lixo de banheiro, restos de alimento, cascas de frutas, esponjas de aço...).

A coleta seletiva será feita das seguintes formas: Já é costume dos catadores de materiais recicláveis do balneário ir de casa em casa e comércio em comércio recolher o que estas pessoas juntam periodicamente, este processo continuará. A novidade fica por conta dos Pontos de Entrega Voluntários – PEVs - que serão instalados em pontos estratégicos do Distrito. Os interessados poderão juntar uma quantidade considerável de recicláveis e depositarão nos PEVs. Diariamente os catadores passarão recolhendo. Nas principais praças também serão colocadas lixeiras duplas para a entrega do lixo seco.

"Com a inauguração da Sede as pessoas também poderão entregar diretamente e assim que o carro for adquirido será mais uma forma de recolhermos o que foi separado pela população", lembrou o catador Ailton Rosa dos Santos, mais conhecido como Sr. Sassá.

Os PEVs serão localizados, em:

Itaoca:

Posto de Gasolina Fenix

Praça de Itaoca

Escola Municipal Elvira Meale Lésquevis

Praça de Joacima

Secretaria Municipal de Administração Regional

Itaipava:

Próximo à AF Cardoso

Praça de Itaipava

Praça do Cata Vento

Posto de Gasolina 3 Golfinhos

Próximo à Padaria Bianchi


"Precisamos criar o hábito de separar o lixo. É tarefa simples, mas não temos este costume e por isso devemos adotar esta prática o quanto antes, para que nossas crianças sejam adultos mais conscientes e responsáveis com o meio ambiente", comentou a Prefeita Norma Ayub Alves.

Mas o que fazer com o Lixo orgânico?

Uma boa sugestão é adotarmos a iniciativa tomada pela Secretaria de Aquicultura e Pesca. A novidade é a implementação do projeto que trata de forma correta o lixo orgânico (úmido). Trata-se da construção de um biodecompositor feito com bombona plástica de 200 litros que aproveita resíduos orgânicos de maneira simples e prática, despertando assim a consciência ambiental e alertando para o futuro do planeta.

De fabricação fácil e custo baixo, cerca de R$ 90,00 (noventa reais), com o biodecompositor o lixo orgânico (restos de comida, folhas, borra de café, grama, entre outros) é transformado em adubo sólido e líquido (chorume) de ótima qualidade, rico em nutrientes e sais mineiras, que pode ser utilizado em hortas, pomares e jardins, melhorando e muito o solo que fica mais produtivo.

O processo de decomposição ocorre de maneira natural. O chorume é retirado do decompositor a cada 10 dias mais ou menos e pode ser utilizado diretamente na raiz das plantas, sendo necessário diluí-lo em água (1 parte de chorume para 4 partes de água). Já o adubo sólido é retirado da bombona a cada 3 a 4 meses.

"A nossa meta é levar este trabalho para todas as escolas e moradores do Município. Nosso objetivo é mostrar a importância do projeto e conscientizar todos que aperfeiçoar o aproveitamento do lixo é essencial para um mundo melhor. A natureza e o meio ambiente com certeza agradecem", destacou José Mauro Sales.

"Esta é uma ideia muito promissora e que com certeza deve ser levada a todos. De maneira muito simples e barata você reaproveita os resíduos orgânicos de forma correta e dá ao lixo o destino certo", ressaltou a Prefeita.

A Chefe do Executivo disse ainda querer deixar para os itapemirinenses o reconhecimento de que os recursos naturais são finitos e que somos dependentes deles.

"Mantendo práticas ambientais sensatas como o destino certo e ideal para o lixo seco e úmido, damos garantias que o desenvolvimento social e econômico deve acontecer de mãos dadas com a conservação ambiental e o bem estar da sociedade. Devemos utilizar os recursos naturais de maneira correta e com qualidade", concluiu a Prefeita.

Ficou interessado? Para mais informações procure a Secretaria de Aquicultura e Pesca, localizada no Distrito de Itaipava – (28) 3529-1311. Lá eles têm a lista dos materiais necessários e podem orientá-los na construção e na utilização de um biodecompositor.

Para mais informações sobre a Coleta Seletiva entre em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo e-mail [email protected] e (28) 3529-6419.






















    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir